quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Serra não refuta provas, prefere desqualificar "A Privataria Tucana"

Publicado em 14-Dez-2011

ImageJosé Serra não muda. Continua o mesmo, só fala sobre o que quer, quando quer e quando faz a suprema concessão de concordar que os jornalistas lhe perguntem o que precisam e não o que ele quer.

Agora, ele simplesmente se recusa a responder às provas arroladas no livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que falam de sua participação, de parentes e de contra parentes e amigos no processo de privatização deflagrado pelo tucanato entre 1995 e 2002.

“Vou comentar o que sobre lixo? Lixo é lixo”, respondeu José Serra ao ser questionado sobre o livro. Já seu companheiro-rival no PSDB, com quem ele trava uma queda de braço para ser candidato a presidente, de novo, em 2014, senador aécio Neves (PSDB-MG), respondeu a respeito com uma recomendação: "Não é uma literatura que me interesse. Os que se interessarem devem lê-lo".

Aécio recomenda leitura do livro

Os dois compareceram, ontem, à inauguração de uma sala da liderança tucana na Câmara, que tem o nome de Artur da Távola, o pseudônimo com que ficou conhecido o jornalista e senador Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros Nascimento (PSDB-RJ), também crítico de TV do jornal O Globo, falecido em 2008.

"A Privataria Tucana" demandou 12 anos de pesquisas do jornalista Amaury Ribeiro Jr. e nada menos que 100 de suas 334 páginas - quase 1/3 - são ocupadas por documentos, muitos destes relativos a depósitos bancários feitos em paraísos fiscais do Caribe, à época das privatizações e atribuídos a parentes, contra parentes, amigos e aliados de José serra, como o ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio.

O livro está sendo considerado a mais completa e documentada denúncia, com riqueza de detalhes, das falcatruas cometidas nos processos de privatizações de empresas públicas durante o governo FHC (1995-2002).

Da tribuna, parlamentares denunciam silêncio da mídia

A propósito do livro, parlamentares da bancada do PT na Câmara tem ocupado a tribuna para criticar o “silêncio da mídia” a respeito do livro. Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA), “o Partido da Imprensa Golpista (PIG), que inclui a Revista Veja, o jornal O Globo e a Folha de São Paulo, entre outros, ignorou as denúncias feitas no livro, comprovadas documentalmente, sobre a corrupção tucana”.

“Gostaria que a mídia desse o mesmo destaque a esse fato, como faz quando destaca que a presidenta Dilma Rousseff tem que tomar alguma atitude. A diferença é que, quando há denúncia, o governo federal inicia investigação e, constatando que a denúncia é válida, expurga o denunciado, mostrando que não se coaduna com a corrupção”, frisou Amauri Teixeira.

Já o deputado Cláudio Puty (PT-PA) lembrou que a “grande negociata” das privatizações do governo FHC foi denunciada pela primeira vez pelo jornalista Aloysio Biondi, no livro Brasil Privatizado, em dois volumes. “Biondi relatou detalhadamente como foi a entrega do patrimônio a preço de banana e o envolvimento de figuras coroadas do PSDB. Agora, o livro de Amaury traz a sistematização e documentação do que já era conhecido desde o início dos anos 2000”, disse.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), por sua vez, considera que o silêncio da imprensa revela “cumplicidade”. “O silêncio da mídia tradicional frente a todo o material publicado revela cumplicidade espantosa, afinidade e confirma a gravidade do que o livro traz. Por outro lado, documentos muito menos consistentes têm sido suficientes para pautar os grandes veículos de comunicação do Brasil”, ressaltou.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário