sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Como tucano governa: gastos com propaganda disparam com Richa

A administração tucana do governador do Paraná, Beto Richa, estabeleceu para este ano gastos em comunicação quase cinco vezes superiores aos de 2011. É isso mesmo - os R$ 11,6 milhões da pasta de Comunicação Social gastos em 2011, saltaram para R$ 52,1 milhões no orçamento do Paraná este ano. Desse montante, nada menos que 70% estão destinados a contratos de publicidade, em licitações já abertas e em fase de julgamento.

Mas, atenção: os gastos mesmos com comunicação do Estado serão quase três vezes maiores do que estes R$ 52,1 milhões. Totalizarão R$ 143,5 milhões diluídos entre as várias secretarias, órgãos, e estatais. A previsão é de que seis agências serão contratadas.

No Diário Oficial do Estado o governo tucano de Beto Richa justifica seus gastos com publicidade e propaganda: pretende "resgatar a confiança da população no governo do Paraná e aumentar a autoestima dos paranaenses em relação ao seu Estado", além de "atrair o interesse dos grandes investidores".

E Marcelo Cattani, secretário de comunicação do Estado, defende o aumento. Afirma que diferentemente da gestão do ex-governador e agora senador Roberto Requião (PMDB-PR) - que elaborou o orçamento de comunicação de 2011 - a atual administração considera a comunicação uma política pública. Cattani refere-se, na realidade, à política que Requião definia como "choque de moralidade", pela qual cortava drasticamente as verbas de publicidade para os jornais e rádios locais.

Temos aí, com Beto Richa, mais uma prova de que aumentar os gastos com publicidade já se tornou a marca registrada dos tucanos no poder. É uma das prioridades deles à revelia das reais necessidades da população.E uma amostra de que tucano só sabe governar com generosas verbas para maquiar suas administrações com propaganda.

Blog do Zé Dirceu

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