sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O caminho do crescimento em tempos de crise

Inflação está em queda: esta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) teve variação de 0,65%, em janeiro. Assim, no acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 ficou em 6,44%, abaixo dos 6,56% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Essa tendência de redução permite que a aceleração dos preços caminhe para o centro da meta oficial do governo, que é de 4,5% este ano.

Também o desemprego regrediu no país para 4,7% em dezembro, ante os 5,2% registrados em novembro. Com isso, a taxa fechou 2011 com a média anual de 6,0%. Já o rendimento médio real dos brasileiros nunca esteve tão alto em um mês de dezembro: chegou a R$ 1.650,00.

Mais um dado: as famílias consumiram em 2011 3,8% a mais do que em 2010, garante o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal).

Mais investimentos à vista

E os juros estão descendentes. Na ata de sua reunião da semana passada divulgada nesta 5ª feira o Conselho de Política Monetária do Banco Central (COPOM/BC) afirma que a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 10,5%, deverá continuar a cair e chegar a um dígito este ano.

Segundo o próprio BC, essa redução possibilitará mais investimentos públicos e privados, medidas concretas para aliviar, na ponta, os juros e os custos tributários dos investimentos e exportações.

Aliados a estes elementos, mais crédito para exportação, a desoneração da folha de pagamentos, a reforma do ICMS e uma melhor e mais barata infraestrutura indicam o caminho para o crescimento, mesmo num momento de crise mundial.

Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário