segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Se coerentes, senador do Pará devia renunciar e imprensa cobrar

Finalmente, quase uma década depois de surgirem as primeiras denúncias de iregularidades, o senador Mário Couto (PSDB-PA) foi denunciado em ação civil pública, sob acusação de envolvimento em esquema de desvio de recursos da Assembeia Legislativa do Pará quando a presidia entre 2003 e 2007.

O Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) entrou com a ação na qual pede o bloqueio dos bens do senador. Solicita, ainda, que ele e outros 15 acusados - entre os quais sua filha, a deputada estadual Cilene Couto (PSDB) - devolvam R$ 2,3 milhões aos cofres públicos.

O esquema denunciado envolvia fraude na folha de pagamento do Legislativo paraense, com a contratação de servidores-fantasmas. Além do senador, sua filha é denunciada porque fazia parte do setor de controle interno da Assembleia na gestão do pai.

Falso catão continua com mandato, posando de vestal

A ação cita o exemplo de 11 funcionários-fantasmas que, em depoimentos, negaram trabalhar na Casa - salário da maioria deles era superior a R$ 10 mil mensais e os valores eram desviados. O senador Mário Couto diz que a ação é movida por uma desavença pessoal de um dos promotores contra ele.

Este caso do senador tucano do Pará é emblemático. A mídia nacional fez de tudo para esconder os fatos gravíssimos e sua responsabilidade. Mário Couto é um dos falsos catões que no Senado transformou seu mandato num exemplo de populismo denuncista.

Pois bem, acusado no Pará continua posando de vestal e atuando no Senado, certo da impunidade e da cumplicidade da mídia diante das acusações. Seguindo suas próprias condutas, o senador devia renunciar ou pedir licença do mandato até que as investigações e o inquérito sejam concluídos, e a mídia cobrar isso dele. Como sempre exigiram - ele e a imprensa - que outros renunciem ao mandato. Desde que sejam do PT ou aliado ao governo.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário