sexta-feira, 30 de março de 2012

Até que enfim alguém fala a verdade sobre o TCU

Até que enfim alguém teve a coragem de falar a verdade sobre o Tribunal de Contas da União (TCU), uma casa eminentemente tucana, que há tempos vem exorbitando e violando suas funções e atribuições constitucionais com o claro objetivo político de fazer oposição.

Parabéns ao deputado e ministro do Esporte, Aldo Rebelo, por fazê-lo ao depor em audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Ele enquadrou o TCU afirmando que não cabe ao tribunal decidir se estádios ficarão ou não ociosos após a Copa do Mundo de 2014.



"O TCU julgar o que vai ser ou não elefante branco é improcedente. Não vejo no TCU especialização, capacidade para fazer isso", afirmou o ministro do Esporte. Relatório recente do TCU, mais uma vez avança o sinal e faz futurologia, prevendo que a arrecadação dos estádios em construção ou reforma em Natal, Manaus, Cuiabá, e Brasília pode não cobrir sua manutenção após a competição.



Tem sido sempre assim. É constante o TCU exorbitar de suas funções e atribuições e fazer política. Seus relatórios técnicos são vazados como se fossem decisões e a imprensa sabe de tudo antes dos órgãos do governo e do Congresso Nacional; obras são paralisadas sem razão, em suspensões escondidas por trás de decisões técnicas, nem sempre corretas; e inúmeras decisões são tomadas com objetivos políticos.



Diante disso tudo, sempre houve um silêncio covarde, já que uma parte da mídia patrulhava todo aquele que ousava criticar as decisões nem sempre legais do TCU. Parabéns, repito, ao deputado-ministro Aldo Rebelo, pelo alerta. Espero que agora o Congresso Nacional coloque o TCU em seu lugar de órgão auxiliar do poder legislativo para fiscalizar o poder executivo. Como está na Constituição. É só ler.

Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário