terça-feira, 13 de março de 2012

Esses Marinhos...

Esse O Globo não toma jeito. Em seu editorial, hoje, "O Custo de a Petrobras fazer política industrial", nem chega a surpreender. As afirmações são as de praxe, em sintonia com sua linha editorial de sempre.

O texto lembra que, no passado, a Petrobras tinha a necessidade de encomendar plataformas no exterior para concretizar seus investimentos. Mas, que, a partir do presidente Lula, foi determinado que novas plataformas fossem construídas preferencialmente no Brasil pela Petrobras, "tendência, aliás, que já vinha se configurando como natural de recuperação do setor, mas sem a criação de uma reserva de mercado".


O editorial ressalta que a estatal “encomendou grandes plataformas a estaleiros nacionais, passando a absorver um custo adicional em decorrência de atrasos no cronograma de entrega e do encarecimento de materiais e serviços, compreensível pela falta de escala da indústria no país e até por distorções tributárias”.

US$ 400 bi até 2020

O texto ressalta, também, que, com o pré-sal, a Petrobras recebeu a responsabilidade de montar uma cadeia de fornecedores no país. Os dados são apresentados para que o editorial, enfim, conclua: “A estatal não deveria ter essa incumbência, a qualquer preço, pois isso já tem se refletido na elevação de seus custos. O governo não pode confundir política industrial com a reserva de mercado que, no passado, trouxe mais prejuízos que benefícios ao país”.

Ontem, mesmo, falamos sobre o papel da Petrobras aqui, neste blog. Ressaltamos a importância desta cadeia produtiva que, com o pré-sal, vai movimentar algo como US$ 400 bilhões até 2020. De fato, o setor em expansão deverá contratar até 2013 mais 25 mil trabalhadores que se somarão aos atuais 59 mil. Também deverá aumentar a capacidade de seus estaleiros, além de conviver com a chamada curva de aprendizado.

Como já disse aqui, esse é, exatamente, o preço que o país tem que pagar para construir as sondas e plataformas no Brasil, incorporar tecnologia e adensar sua matriz industrial. Essas são as dores do crescimento, que, aliás, estão sendo equacionadas. E o retorno beneficiará o conjunto da sociedade brasileira.

Só faltava essa

Mas, o jornal, ao contrário, prefere defender abertamente as empresas estrangeiras num mundo hoje pautado pelo protecionismo, de um lado, e pela guerra cambial, de outro. Só faltava essa. Chega a ser crime de lesa pátria. Esses Marinhos...

Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário