segunda-feira, 12 de março de 2012

Ricardo Teixeira renuncia e deixa CBF após 23 anos

Jornal do BrasilAutor

José Maria Marin, dirigente que assumiu o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ricardo Teixeira, na quinta-feira, informou que o ex-mandatário renunciou ao cargo de presidente da entidade, que ocupava desde 1989. Marin permanecerá à frente da entidade máxima do futebol brasileiro até o fim de 2014, quando se encerraria o mandato de seu antecessor. Ele também exercerá as funções de Teixeira no Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL). Ao fazer o anúncio, Marin cometeu uma gafe ao dizer que atuará no comitê ao lado de "um grande ex-jogador , o Romário". Ao perceber o erro, corrigiu-se e disse que quis referir-se a Ronaldo. Hoje deputado-federal, Romário é um dos maiores críticos do trabalho de Teixeira a frente da CBF e chegou a afirmar que sua saída seria benéfica ao futebol brasileiro.

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta segunda-feira, Marin leu a carta de despedida escrita por Ricardo Teixeira. No texto, ele diz sair do cargo com "a sensação de dever cumprido". Durante sua gestão, o Brasil conquistou duas Copas do Mundo (1994 e 2002) e chegou à final de mais uma, em 1998, quando foi derrotado por 3 a 0 pela França.

"Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nosso país é associado a duas imagens: talento e desorganização. Quando ganhamos, exaltam o talento. Quando perdemos, a desorganização. Fiz o que estava ao meu alcance. Renunciei à saúde. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", diz o texto.

Teixeira foi eleito para o comando da organização que rege o futebol brasileiro em 1989, e seguiu no cargo desde então. Ele deixa a presidência da CBF alegando problemas de saúde, que também o afastaram da entidade no último mês de outubro.

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário