sexta-feira, 13 de abril de 2012

Pesquisas variam, mas maioria dá o presidente Chávez na frente


Tem surtido pouco efeito o espaço que o Valor Econômico e toda a mídia conservadora brasileira tem concedido a Henrique Capriles, o candidato da MESA, de oposição ao presidente Hugo Chávez, na eleição presidencial da Venezuela a 7 de outubro próximo.

A candidatura Capriles não decola. Pelo menos num impulso que corresponda à ajuda e espaço que lhe dá a mídia brasileira ao candidato da oposição. O homem continua empacado nas pesquisas eleitorais.

Duas delas, divulgadas no início desta semana, mostram que o presidente Hugo Chávez, lidera as intenções de voto nas eleições do país. Ainda que os resultados dos dois levantamentos apresentem diferenças gritantes - de 4 e 24,4 pontos percentuais - a vantagem é na corrida eleitoral é amplamente do mandatário atual.

Intenções de votos põem Chávez na frente na corrida

Uma destas pesquisas, a do Instituto Varianzas mostra que Chávez tem 49,3% dos votos, enquanto Capriles, alcançou 45,1%. O instituto fez sua consulta entre 25 de março e 3 de abril, um mês após a operação para retirar um tumor do presidente venezuelano. Mas essa diferença - de apenas 4 pontos percentuais - é contrastada pela outra pesquisa, da multinacional International Consulting Services.

Pelo estudo desta multi Chávez tem uma vantagem de 24,4 pontos sobre Capriles. Por este levantamento, o presidente lidera com 57,3%, contra 32,9% do adversário. Em seu material de ontem o Valor Econômico cita uma 3ª pesquisa, do instituto Datanalisis - tido pelo próprio jornal como um dos mais sérios do país - que aponta 44% das intenções de voto para o presidente, contra 33% para o rival.

Além de não informar ao leitor sobre a trajetória do governador de Miranda, o pior foi o Valor Econômico publicar a sua entrevista no dia do golpe 11 de Abril, exatos 10 anos depois da tentativa frustrada de derrubar um mandatário legal, constitucionalmente e democraticamente eleito. O mínimo que se espera – até para garantir a credibilidade do jornal – é dar o mesmo espaço para Chávez. O quanto antes. A conferir. (Leiam mais na nota acima, Valor dá espaço a candidato que participou de golpe na Venezuela)

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário