quinta-feira, 26 de abril de 2012

A vitória de Pirro dos ruralistas na aprovação do Código Florestal

Image
Plenário do Congresso
É de Pirro a tão badalada e comemorada vitória dos ruralistas na aprovação do novo Código Florestal na última votação da matéria ontem na Câmara dos Deputados. A presidenta Dilma Rousseff já deixou claro - alertou de forma precisa e antecipadamente - que vetará as mudanças que o relator peemedebista, deputado Paulo Piau (PMDB-MG) introduziu em seu substitutivo ao texto anteriormente aprovado na Câmara e depois no Senado. Nessa Casa, mediante acordo.

A chefe do governo terá de vetá-lo porque os dispositivos adicionados representam um grave retrocesso em relação ao projeto aprovado por acordo da maioria dos partidos no Senado, e até ao que passou na primeira votação da Câmara. Aliás, a forma como tramitou este código em cada etapa revela bem as diferenças de posição política e votação hoje entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Enquanto o partido do relator, deputado Piau votou em massa no susbstitutivo elaborado por ele, o PT sustentou maciçamente a posição da presidenta da República em torno do texto aprovado pelo Senado. Nosso partido deu uma demonstração de coesão e unidade com aquilo que era a expectativa da sociedade: um projeto, um novo código sem anistia e com recomposição das matas ciliares e áreas desmatadas.

Sociedade não esperava um Código como o aprovado

Muito menos a sociedade esperava um projeto como o aprovado, com dupla anistia, isentando os devastadores do pagamento das multas e da reposição das matas ciliares desmatadas.

Mas, na verdade e ao contrário do que passa a mídia à opinião pública, a votação na Câmara, ontem, não expressa uma divisão entre governo e sua base já que a questão ambiental e particularmente o Código Florestal divide de  alto a baixo a maioria dos partidos uma vez que reflete interesses dos ruralistas e do agronegócio.

Assim, ruralistas e senhores do agronegócio obtiveram uma vitória de Pirro, como se diz de vitórias a tão alto preço e luta, mas que são, no fundo acarretadoras de prejuízos irreparáveis, como foi a do inspirador da expressão, o rei Pirro, do Épiro, sobre os romanos na Batalha de Heracleia.
Foto: José Cruz/ABr

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário