segunda-feira, 28 de maio de 2012

Azul e Trip criarão companhia aérea com 14% do mercado

 
SÃO PAULO, 28 Mai (Reuters) - As companhias aéreas Azul e Trip devem anunciar uma fusão na tarde desta segunda-feira (28), criando uma companhia aérea com cerca de 14% do mercado brasileiro, em mais operação de consolidação do setor, que enfrenta preços altos de combustíveis e aumento da demanda inferior ao da oferta de assentos. 
A informação foi confirmada à agência de notícias Reuters nesta segunda-feira por uma fonte próxima às negociações, que preferiu não se identificar. 
Representantes da Trip não comentaram o assunto. Já a Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, afirmou que somente se pronunciará no evento de imprensa que será realizado na tarde desta segunda-feira, em São Paulo. O teor do encontro não foi informado. 
A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil nesta segunda-feira. 
Desta forma, as duas empresas detiveram em abril uma participação de mercado de 14,23%, isolando a nova companhia na terceira colocação no mercado de aviação doméstica. A liderança segue sendo disputada entre TAM (TAMM4) e o grupo Gol (GOLL4), que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico. 
A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer (EMBR3) e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na área regional, acordo que não se concretizou. 
Segundo jornais, a operação deixará os acionistas da Azul com participação majoritária na nova empresa. O restante ficará com os acionistas da Trip. 
O jornal "O Estado de S.Paulo" publicou nesta segunda-feira que 80% da nova empresa ficarão sob controle de acionistas da Azul --que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investimento Gávea e TPG.
Já o jornal "Valor Econômico" afirma que a participação da Azul na empresa combinada será de 67%. 
A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a companhia aérea norte-americana SkyWest, com 20% da aérea brasileira; e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.

Uol Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário