segunda-feira, 25 de junho de 2012

Brasil e seu governo de parabéns pelo nível de organização da Rio+20 - José Dirceu

Sem entrar hoje no mérito do documento final aprovado na Rio+20, que já comentei aqui - e expus minhas restrições ao adiamento da fixação de metas ambientais e da definição de quem e quais países vão financiar o fundo e a economia verdes - quero chamar a atenção para o sucesso em termos de organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O governo brasileiro merece reconhecimento e aplausos pelo seu trabalho em termos de organização, logística, e segurança da Rio+20. As delegações de chefes de Estado, de Governo e de representantes de nada menos que 193 países representados na conferência não encontraram nenhum obstáculo e/ou problema maior para chegar, se hospedar, transitar pela cidade e cumprir sua missão.

E o Rio viveu quase duas semanas - de 13 a 22 de junho - de uma bonita festa com muitas manifestações, democracia e respeito à diversidade de pontos de vista.

Sob este aspecto a Rio+20 foi uma derrota para as cassandras do caos, os que torciam pelo seu fracasso em termos de organização. Ponto para o Brasil e para o seu governo. Como, aliás, o país também os mereceu nos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Com a Rio+20, mais uma vez o Brasil e nossos governos superam obstáculos e dificuldades e derrotam os pessimistas e derrotistas de plantão.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário