segunda-feira, 25 de junho de 2012

'Sou o presidente de todos os egípcios', diz líder eleito no Egito

Mohammed Mursi | Foto: Reuters
Mohammed Mursi é o primeiro presidente democraticamente eleito da história do Egito


 Mohammed Mursi, da Irmandade Muçulmana, discursou na noite deste domingo como o primeiro presidente democraticamente eleito da história do Egito, prometendo ser "um presidente para todos os egípcios".

 Magdi Abdelhadi
Analista da BBC no Oriente Médio

A ascensão dos islamistas ao poder no Egito deverá enviar ondas de impacto às cortes e palácios dos reis e presidentes árabes conservadores que tentaram por décadas sufocar os movimentos polítos islâmicos.
No entanto, Israel é o vizinho do país que assistiu ao resultado da eleição com maior apreensão.
O Cairo foi o primeiro Estado árabe a assinar um tratado de paz com Israel e a Irmandade Muçulmana tem a posição tradicional de se opôr à medida, embora tal oposição tenha sido suavizada nos últimos anos –ao menos publicamente.
Acredita-se que a Irmandade Muçulmana tenha assegurado Washington de que um governo islâmico no Egito respeitaria o acordo de paz com os israelenses.
Mas levando-se em consideração que o Conselho Militar Supremo continuará a ter a palavra final em questões de guerra e paz, analistas acreditam ser muito improvável que a Irmandade possa colocar em risco o tratado.
Também acredita-se que a prioridade imediata de Mursi seja focar nos crescentes problemas domésticos do Egito, incluindo os altos níveis de pobreza e desemprego. 

BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário