segunda-feira, 2 de julho de 2012

Analistas voltam a reduzir projeções para inflação e crescimento da economia este ano

 
Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A expectativa do mercado financeiro para a inflação este ano continua em queda. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com analistas de instituições financeiras, a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu pela sétima vez seguida, ao passar de 4,95% para 4,93%. Para 2013, foi mantida a estimativa de 5,5%.
As projeções para os dois anos estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.
A crise econômica internacional tem levado os analistas a reduzir também as estimativas para o crescimento da economia brasileira. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu pela oitava semana seguida, ao passar de 2,18% para 2,05%.
Esse estimativa é menor do que a do BC, revisada na semana passada de 3,5% para 2,5%. Já o Ministério da Fazenda mantém a expectativa de que a economia crescerá, este ano, acima da expansão de 2,7% registrada no ano passado. Para 2013, a projeção dos analistas do mercado financeiro é que o PIB cresça 4,2%.
Com atividade econômica em ritmo mais fraco, a expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, usada para estimular a economia, chegue ao final de 2012 em 7,5% ao ano. Atualmente a Selic está em 8,5%, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999. Para 2013, no entanto, a previsão dos analistas é que a Selic volte a subir e chegue ao final do período em 9% ao ano.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário