segunda-feira, 9 de julho de 2012

As demissões dos executivos do banco Barclays

 
Por Marco St.

Há um super-mega-escândalo ocorrendo bem agora no dito primeiro mundo, trata-se da manipulação dos banqueiros sobre a Libor (the London Inter Banking Offered Rate). Ficou flagrante o modo de ação puramente mafioso dos banqueiros. Tudo muito bem combinado e o povo (qualquer povo) que se lasque...
Evidente que não há uma linha sobre isso na imprensa brazuca, mas lá fora a coisa tá pegando...
Do Jornal de Negócios
Nos dois primeiros dias da semana, o Barclays ficou sem três dos seus nomes de topo. Primeiro, o “chairman”, Marcus Angius, anunciou que se demitia, permanecendo no banco apenas até que haja uma nova administração. Depois, foi a vez do CEO, Robert Diamond, indicar que deixou o cargo com “efeitos imediatos”. Agora, o COO (chief operating officer), o director operacional, tomou a mesma decisão.

A saída de Jerry Del Missier, o COO, foi indicada por um comunicado divulgado no site do banco. Tal como Robert Diamond, Del Missier também deixará de exercer a sua posição imediatamente. O responsável operacional estava no banco desde Junho de 1997, segundo a biografia presente no site do banco britânico. 

Ao longo do período em que exerceu funções no banco, o COO mostrou-se satisfeito por ter “construído um dos primeiros bancos de investimentos globais do nada” – “algo de que todos nos orgulhamos”, indica o comunicado do banco em que anuncia a demissão. 

A pressão política sobre a administração do Barclays faz-se sentir desde a semana passada, no momento em que o Barclays chegou a um entendimento com autoridades britânica e norte-americana para fechar a investigação relativa às suspeitas de manipulação da taxa de juro Libor, referência para o mercado de capitais de Londres. 

Na sequência da coima aplicada ao banco, Del Missier, tal como Diamond, foi um dos responsáveis que pediu ao conselho de administração a renúncia aos bónus relativos a 2012

Estas demissões acontecem menos de uma semana depois do acordo a que o Barclays chegou na investigação em torno da manipulação da taxa Libor, taxa como a Euribor, que é utilizada nas operações entre bancos e que serve de referência ao mercado de derivados. Esta taxa é decidida por uma série de bancos e a investigação pretende analisar se os bancos se uniram para manipular a taxa interbancária em seu favor. Também uma manipulação da Euribor está a ser investigada.

O Barclays foi o primeiro entre os bancos investigados a chegar a um acordo sobre a penalização a ser aplicada no caso. 

As acções do banco seguem a perder 0,86% para os 166,95 pence, depois da quebra superior a 15% que registaram na quinta-feira, na sequência do acordo com as autoridades financeiras.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário