segunda-feira, 9 de julho de 2012

EUA mantém proibição à propriedade cruzada de mídia - José Dirceu

.
 Como era de se esperar e não surpreende a ninguém, a notícia não saiu nos nossos jornalões - nem pensar! - e só alguns blogs, os progessistas, a divulgaram. A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou a apelação de alguns grupos de mídia americanos contra a última regulamentação da FCC (agência de regulação dos meios de comunicação americanos) sobre propriedade cruzada de jornais e emissoras de TV em uma mesma localidade.

Na apelação, barões da comunicação norte-americana queriam derrubar normas da nova legislação de mídia, elaborada em 2008,  que já flexibilizou o que antes era bem mais rigoroso. Antes era proibido ser dono de um jornal e de uma emissora de TV numa mesma cidade dos EUA. Naquele ano a nova lei flexibilizou, acabou com a proibição, mas apenas nas 20 maiores cidades do Império.

Vocês acham que a Rede Globo, CBN, Globonews, jornais O Globo e Extra e a Rádio Globo, tudo de um mesmo dono e com sede num mesmo Estado, o Rio de Janeiro, iam dar esta notícia? Mas, agora, vocês ficam sabendo o que já saiu, por exemplo, e dentre outros, nos blogs do Mello e do Nassif: no Brasil se permite essa aberração; nos EUA continua proibido.

Mídia ataca mais PT do que DEM, PSDB...

É por isso que no Brasil nós precisamos de um marco regulatório da mídia. Já, insisto. É disso que os nossos barões não querem nem ouvir falar. Daí não noticiam uma decisão destas para nem sequer levantar ou alimentar o assunto.

Mas, faço minha a pergunta de outros blogueiros: se, como eles defendem, o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil, que tal importar esta lei e aplicá-la aqui, acabando com a propriedade cruzada de meios de comunicação, heim?

Garanto a vocês que por não termos isso, não dispormos hoje de um mínimo e mísero dispositivo que seja na área de regulação da mídia brasileira e que ela mantém essa toada única, noticiando quando quer, como, na forma e na linha editorial que quer, por exemplo, o processo a que respondemos no Supremo Tribunal Fedral (STF) que ela chama de "mensalão".

Para vocês ficarem com uma visão mais completa desse processo, aliás, recomendo a leitura do artigo "Os mensalões, um comparativo", publicado pelo publicitário Marcos Coimbra na revista Carta Capital desta semana, no qual ele questiona: "Há o escândalo do DEM, do PSDB. Por que aquele do PT é mais importante?" Confira a íntegra

Blog do Zé Dirceu

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário