quarta-feira, 18 de julho de 2012

PT lidera em Recife. Em Porto Alegre, PCdoB leva a melhor

Image
Humberto Costa
O senador Humberto Costa (PT-PE) lidera a disputa para a Prefeitura do Recife com 40% das intenções de voto. Já em Porto Alegre, a liderança está com a deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), com 38,6%. São os resultados das primeiras pesquisas eleitorais realizadas após a campanha ir oficialmente para as ruas no dia 6 de julho.

A pesquisa da capital pernambucana é do IBOPE, encomendada pela TV Globo e jornal Folha de Pernambuco; a da capital gaúcha é do jornal Correio do Povo/Instituto Methodus. No Recife, Humberto Costa é seguido pelo concorrente do DEM, José Mendonça Filho, que aparece em 2º lugar, com a metade da pontuação do senador: 20%. O tucano Daniel Coelho tem 5,6% e o candidato do PSB, Geraldo Júlio de Mello, está em 4º lugar com 5%. Os demais candidatos – quatro ao todo – tiveram percentuais que variam entre dois e menos de um por cento.

Geraldo Júlio de Mello, do PSB, foi lançado pelo presidente nacional do partido, governador Eduardo Campos, após romper a aliança PT-PSB no Recife. Já o candidato do DEM, José Mendonça Filho, é o que registra maior índice de rejeição, com 28%.

Em Porto Alegre, Manuela D'Ávila é favorita

Em Porto Alegre, na primeira pesquisa pós-ida da campanha para as ruas, a candidata do PC do B, deputada Manuela D’Ávila tem 38,6% das intenções de voto e o prefeito, que tenta a reeleição, José Fortunati (PDT), 33,5%. O candidato do PT, Adão Villaverde, está em 3º lugar com 1,6%.

Já na pesquisa espontânea - quando não são apresentados nomes de candidatos - Fortunati, está com 13,1% dos votos, empatado (dentro da margem de erro de dois pontos da pesquisa) com Manuela que fica logo atrás, com 11,6%.

Na pesquisa em Porto Alegre, os pesquisadores montaram também três cenários para o 2º turno: no primeiro, disputa entre Manuela e Fortunati, a comunista vence com 46,7% contra 39,3% do pedetista; no segundo, entre Fortunati e Villaverde, a vitória é do atual prefeito com 57,6%, contra 20,1% do petista; no terceiro, Manuela vence Villaverde por 62,9% a 16,1%.

Metodologias

No Recife, o Ibope ouviu 805 pessoas entre os dias 12 e 14 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com o número PE – 00046/2012.

Em Porto Alegre, a pesquisa contratada pela empresa jornalística Caldas Júnior e divulgada no jornal Correio do Povo, foi realizada de 11 a 14 de julho e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou menos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) com o número RS-00035/2012.

(Foto: Antonio Cruz/ABr)

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário