segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Vamos discutir política, a alma da democracia” diz Lula em artigo na Linha Direta sobre Saúde

 Num momento como esse, em que os principais meios de comunicação do país espetacularizam um julgamento na tentativa de passar para o conjunto da população a ideia de que a vida política do país pode se resumir a isso, é extremamente auspicioso ver a edição da revista Linha Direta, do PT de São Paulo, que traz a questão da política – e das eleições municipais que ocorrerão logo mais, em outubro – para o centro das atenções.


O foco da edição, disponível na internet (clique aqui para acessar) é a questão da saúde no Brasil e no Estado de São Paulo. Nela vocês encontrarão entrevistas com o candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, e com o ministro Alexandre Padilha da Saúde. E, também, um artigo do ex-presidente Lula - “Eleições municipais e políticas públicas”.


O ex-presidente ressalta a importância de debatermos políticas públicas nas eleições. E deixa muito claro o que está em jogo neste 2012: a possibilidade de  consolidarmos um “modo de governar justo, inclusivo e transparente” nos municípios, ampliando o projeto político do PT enquanto alternativa à política neoliberal dominante até a eclosão da crise financeira internacional, em 2008, que tem nos tucanos e afins seus continuadores na atualidade. Não vão conseguir.

Discussão de políticas públicas é fundamental

Lula ressalta que o PT tem princípios, projeto de poder e vontade política. Que a cada nova eleição, o que está em jogo para nós não é uma simples vitória partidária, mas a continuidade e a consolidação de um projeto político que consegue conciliar crescimento e distribuição de renda, incluir pessoas, alimentar famintos ao mesmo tempo em que desenvolve o país e inserir o Brasil de forma soberana no cenário internacional.
O ex-presidente Lula convoca a todos para o debate de políticas públicas e para a discussão política. “Nessas eleições, vamos discutir política, pois a política é a alma da democracia. Mas vamos também debater políticas públicas, que são instrumentos para transformar um projeto político em realidade”.
Neste sentido, da discussão de políticas públicas, a Revista Linha Direta traz uma grande contribuição. Ela analisa também a fragilidade da política conservadora e privatista que está no cerne da visão tucana sobre a administração pública, o que se expressa na incapacidade de solucionar os problemas e na utilização, sempre recorrente, de expedientes propagandísticos para tentar encobrir seja a falta de políticas consistentes, seja a incapacidade de gerir a máquina pública do ponto de vista do interesse da população.
Não deixem de ler esta edição especial sobre Saúde da revista Linha Direta. Vamos politizar este debate e mostrar por que o PT é a melhor opção para o Brasil crescer com inclusão social e soberania.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário