quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fortaleza - Candidato do PT tem 6 pontos de vantagem sobre candidato do PSB

Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) aparecem tecnicamente empatados na disputa do segundo turno em Fortaleza, de acordo com pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal "O Povo".
Elmano tem 42% das intenções de voto, contra 37% de Claudio. Declarações de voto em nulo e em branco somam 11%. Indecisos são 9%.
A margem de erro da pesquisa, realizada terça (16) e quarta (17) na capital cearense, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na situação em que Elmano estivesse próximo do limite mínimo, e Claudio, de seu máximo, os dois estariam empatados em 40% ou 39%.
Nos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, o petista aparece com 53%, ante 47% do candidato do PSB. No primeiro turno das eleições, Elmano obteve 25% dos votos válidos, contra 23% de Claudio.
O Datafolha mediu a rejeição dos candidatos: 41% não votariam de jeito nenhum em Claudio, e 38%, em Elmano.
A eleição em Fortaleza tem como um dos principais ingredientes a disputa entre as máquinas oficiais.
Elmano tem o apoio da atual prefeita da cidade, a petista Luizianne Lins, enquanto Claudio tem como principal cabo eleitoral o governador Cid Gomes, também do PSB.
Segundo o Datafolha, dos eleitores que avaliam positivamente a gestão de Luizianne, 66% declaram voto em Elmano, contra 20% em Claudio. Já os que avaliam como ruim e péssima a administração da petista, 54% declaram voto em Claudio, e 17% no candidato a prefeito do PT.
Outro ingrediente é a nacionalização da disputa.
A corrida PT versus PSB se transformou em algo além de Luizianne contra Cid e contra seu irmão Ciro Gomes.
O ex-presidente Lula, por exemplo, após insistência da campanha petista, subirá no palanque de Elmano na próxima terça-feira.
Pelo lado do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do partido, também é aguardado na semana que vem na cidade.
Na corrida do segundo turno, o candidato do PSB recebeu o apoio de partidos como PDT e DEM, enquanto Elmano, sem nenhum novo apoio, aposta na visita de Lula.
Segundo o levantamento, a maioria dos que disseram ter votado nos candidatos do PDT (Heitor Férrer) e do DEM (Moroni Torgan) no primeiro turno agora declara voto em Roberto Claudio.
O Datafolha ouviu 1.281 eleitores em Fortaleza. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número CE-00180/2012. 

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário