quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Joaquim Barbosa é obrigado a pedir desculpas a Ricardo Lewandowski

Após demonstrar absoluta intolerância com seus pares, outros ministros que não coadunaram com seu pensamento no processo do chamado "mensalão",  ao perguntar  ao Ministro Lewandowski se o mesmo era advogado de defesa de Marcos Valério, pergunta altamente ofensiva a um juiz, mormente do Supremo Tribunal Federal,  o Ministro Joaquim Barbosa constrageu todo o plenário com seus arroubos profundamente ofensivos àqueles que discordaram do seu entendimento jurídico.
O pulso frágil do presidente Ministro Ayres Brito se fez sentir, obrigando novamente a intervenção de outros Ministros, como o Ministro Marco Aurélio que lembrou a Barbosa que "a divergência é salutar".
Em outra oportunidade o Ministro Marco Aurélio advertiu-lhe com severidade cunhando a frase histórica: "Ministro, policie a sua linguagem, não há campo para V. Exa. ficar agredindo seus colegas ...".
Um verdadeiro vexame o comportamento de Joaquim Barbosa, dando mostras de intolerância e desequilíbrio emocional. Transcorrido o intervalo percebeu-se claramente a chamada de atenção dos  colegas nos bastidores  para o seu comportamento, obrigando-o depois de reiniciada a sessão,  a pedir desculpas ao Ministro Lewandowski por sua forma exacerbada de se manifestar e que foram educadamente aceitas por Lewandowski;  pediu desculpas de forma protocolar, ou seja para cumprir celeremente compromisso com seus pares,  sem o menor acanhamento.
Pior ... este senhor irá presidir o Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria de Ayres Brito,  que demonstrou  tibieza ao conduzir as plenárias, porém  mostra-se mais preparado para dirigir a suprema corte do país.

LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário