sábado, 20 de outubro de 2012

Manaus: Virgílio tem 61% de intenções de voto contra 29% de Vanessa


Pesquisa Ibope aponta que Virgílio teria 68% dos votos válidos, excluindo nulos e brancos

Fernanda Krakovics, O Globo

O candidato do PSDB à prefeitura de Manaus, Arthur Virgílio, aparece disparado na frente, com 61% das intenções de votos, na primeira pesquisa Ibope/Rede Amazônica divulgada no segundo turno das eleições.
Sua adversária, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), tem 29%. No primeiro turno o tucano teve 40% e ela, 19%. Na tentativa de alavancar a candidatura da comunista, a presidente Dilma Rousseff participará de um comício em Manaus na próxima segunda-feira.
Nesta semana, Dilma recebeu o governador Omar Aziz (PSD), aliado da senadora, e anunciou liberação de R$ 276 milhões para obras na capital amazonense. Até agora, no entanto, esses esforços não têm mostrado resultado.
O ex-presidente Lula foi a Manaus no primeiro turno e subiu no palanque de Vanessa. Sua intenção era repetir o desempenho de 2010, quando trabalhou forte para a comunista derrotar Virgílio na disputa para o Senado.
Remando contra a maré, a campanha da senadora tenta desconstruir a imagem do tucano, que, antes de ser um dos mais aguerridos líderes de oposição ao governo Lula, foi prefeito de Manaus, entre 1989 e 1993.
Também tenta colar no adversário a pecha de continuidade da gestão Amazonino Mendes (PDT), atual prefeito, que amarga altos índices de rejeição. O PDT apoia Virgílio, embora não esteja coligado, mas Amazonino, pessoalmente, não declarou seu voto.
Diante dos 20 pontos de diferença registrados no primeiro turno, a campanha da senadora subiu o tom e apelou para ataques a Virgílio, inclusive no horário eleitoral gratuito. No programa de televisão que foi ao ar anteontem, são exibidas imagens de favelas de palafitas. “Essa é a imagem de um passado triste que o time de Arthur deixou para a nossa cidade”, diz o locutor.
Em outro momento, Vanessa visita uma dessas comunidades construídas sobre igarapés, e um morador dá o seguinte depoimento: “Você veio aqui, não é qualquer um (que vem). Arthur, não sei por onde ele anda. Você está fazendo um esforço ao visitar as comunidades mais carentes aqui de Manaus.”
Outro ponto explorado pela candidata do PCdoB é o famoso embate entre Virgílio e os camelôs quando era prefeito. A campanha da senadora causou polêmica nesta semana ao reconstituir os “rapas” ocorridos na administração do tucano, para usar na televisão, e lançou o e-mail eu@apanheidoartur.com para receber relatos. 

Blog do Noblat em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário