segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PSB tem a 2ª melhor performance entre os partidos

Com o PT confirmando e consolidando uma extraordinária vitória neste 2º turno no país, eu concordo com os analistas que conferem ao PSB - e os números confirmam - a classificação de 2º partido mais vitorioso nesta etapa final das eleições municipais de 2012.

Ainda restringindo-nos às capitais em nossa análise, os socialistas venceram em Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho, e o PT venceu em Rio Branco e João Pessoa - nas duas capitais derrotando o PSDB, que também perdeu São Luis e não venceu em Vitória.

A capital capixaba, aliás, adquiriu toda uma conotação especial para os tucanos, porque foi a única na região Sudeste (fora São Paulo) onde se desenhou uma possibilidade de boa performance para eles mas que, ao final, também naufragou.

Vitória, a grande aposta tucana no Sudeste. E eles perderam


Os socialistas, aliados aos tucanos e com apoio de Geraldo Alckmin, venceram ainda em Campinas e contra o PT, apesar da extraordinária campanha do nosso partido e de seu candidato, Márcio Pochmann, outra liderança nova que desponta no PT.

Campinas reeditou Belo Horizonte no 1º turno, quando o prefeito Márcio Lacerda (PSB) se reelegeu vencendo o nosso candidato, Patrus Ananias. Os socialistas venceram, também em cidades fluminenses importantes como Duque de Caxias - e ali com o apoio decisivo do PT.

Mas, perderam cidades com Uberaba (Triângulo Mineiro), apesar do empenho alí do líder nacional tucano, senador Aécio Neves (PSDB-MG), e do presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos.

A aproximação Aécio-Eduardo Campos


A aproximação entre os dois na campanha foi mais do que ostensiva, como bem disse o senador tucano ao afirmar que fez mais campanha para o 40 (número do PSB) do que para o 45 (o número do PSDB).

Das capitais que governava o PSB perdeu também Curitiba - onde o PT foi decisivo para a vitória do candidato do PDT, o novo prefeito Gustavo Fruet -, e João Pessoa, onde perderam para o Luciano Cartaxo (PT).

Explicação para a vitória do PSB ontem: como no 1º turno, os socialistas priporizaram seu próprio crescimento e consolidação, apoiando e recebendo apoios tanto do PT - como é o caso de São Paulo, onde ganhamos juntos, e Contagem onde perdemos - como do PSDB nos casos de Manaus, Belém e João Pessoa.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário