segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Estado de saúde de Chávez se complica

O vice-presidente excecutivo da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, informou desde Havana, Cuba, por meio de mensagem transmitida em cadeia nacional de rádio e televisão, que o estado de saúde do presidente Hugo Chávez se complicou nas últimas horas. Maduro assinalou que Chávez pediu-lhe que transmitisse às famílias venezuelanas, em especial às crianças, um caloroso abraço.


Segundo Maduro, Chávez expressou o desejo de que o ano de 2013 seja de êxitos na consolidação definitiva da independência da pátria, de união nacional e da maior felicidade possível para o povo.

Maduro destacou que 19 dias depois da segunda cirugia a que foi submetido o presidente Chávez, em Havana, seu estado de saúde continua sendo delicado.

Acompanhe a íntegra do comunicado oficial lido pelo vice-presidente Nicolás Maduro.

“O governo da República Bolivariana da Venezuela cumpre o dever de informar ao povo venezuelano sobre a evolução clínica do presidente Hugo Chávez depois da intervenção cirúrgica praticada em Havana, Cuba, em 11 de dezembro passado.


Como se sabe, no dia 28 de dezembro viajamos a Havana por instruções do comandante presidente, pelo que vou proceder ao seguinte informe:


Ao chegar a Havana nos dirigimos de imediato ao hospital para nos atualizarmos pessoalmente sobre a situação de saúde do comandante presidente.


Fomos informados sobre novas complicações surgidas como consequência da infecção respiratória já conhecida.


No dia de ontem nos mantivemos pendentes da evolução de sua situação e da resposta aos tratamentos. Reunimo-nos várias vezes com sua equipe médica e com seus familiares mais próximos.


Há alguns minutos estivemos com o presidente Chávez, nos saudamos e ele mesmo se refiriu a estas complicações.


Tivemos a oportunidade de prestar-lhe informação sobre a situação nacional, as exitosas jornadas de tomadas de posse dos vinte governadores e governadoras bolivarianos, e a satisfatória acolhida de sua mensagem de saudação de fim de ano à Força Armada Nacional Bolivariana.


De maneira especial, o comandante Chávez quis que transmitíssemos sua saudação de fim de ano a todas as famílias venezuelanas, que se encontram reunidas durante estes dias em todo o territorio da pátria; de maneira muito especial enviou um caloroso abraço às crianças da Venezuela, recordando que sempre as leva em seu coração.


Abraço extensivo a todo o nosso povo, para que recebam com amor o ano de 2013, ano que deve ser de maior felicidade para nossa pátria, de consolidação definitiva de nossa independência e união nacional.


O presidente nos deu instruções precisas para que, ao sair da visita, informássemos ao povo sobre sua condição de saúde atual.


A dezenove dias da complexa cirurgia, o estado de saúde do presidente Chávez continua delicado, apresentando complicações que estão sendo atendidas, em um processo não isento de riscos. Graças a sua fortaleza física e espiritual, o comandante Chávez está enfrentando esta difícil situação.


Igualmente, informamos que decidimos permanecer nas próximas horas em Havana, acompanhando o comandante e sua família, muito atentos ao processo de evolução de sua situação atual.


Confiamos em que a avalanche mundial de amor e solidariedade para com o comandante Chávez, junto à sua imensa vontade de vida e o cuidado dos melhores médicos especialistas, ajudarão nosso presidente a travar com êxito esta nova batalha.


Que Viva Chávez!


Havana, 30 de dezembro de 2012

 
Agência Venezuelana de Notícias; tradução da Redação do Vermelho





Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário