terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Qual é, afinal, o objetivo do TCU?


A suspensão, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da licitação para a compra de trilhos pela Valec (estatal responsável pela construção de grandes projetos ferroviários no Brasil) é uma notícia preocupante e que revela uma situação generalizada no governo federal. É estranho que esse tipo de episódio não ocorra nos Estados, principalmente nos cinco governados pelos tucanos.
A Valec está construindo um trecho de 600 km da Ferrovia Norte-Sul, ligando as cidades de Ouro Verde (GO) e Estrela D´Oeste (SP), e mais mil km, da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus, no litoral baiano, e Barreiras, no sertão do Estado. Mas, como noticiou o Valor Econômico hoje, a suspensão do TCU deixou a empresa sem nenhum trilho. Com isso, as obras não podem andar.
O TCU alega que há suspeita de direcionamento na licitação. A Valec diz que está disposta a mudar o edital se o TCU exigir, mas pede pressa, já que são duas obras fundamentais que não podem ficar paradas. Clique aqui para ler a matéria (para assinantes)

A Valec está praticamente paralisando as obras por imposição do TCU, que, por meio de medidas cautelares, vem suspendendo outras obras prioritárias para o país. Projetos estratégicos estão paralisados.

Além de inédito na história do TCU, o sistemático recurso à suspensão de obras muitas vezes custa mais caro que o provável ou suposto erro ou vício. Este pode sempre ser superado com Termos de Ajuste de Conduta.

Todas essa situação nos leva à suspeita de que o objetivo do tribunal é político e visa a paralisar o governo – o que seria uma verdadeira sabotagem. 


Blog do Zé Dirceu

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