quinta-feira, 25 de abril de 2013

Para entender o xadrez da economia

 
Autor: 

Coluna Econômica

A economia assemelha-se a um jogo de xadrez. Há inúmeras peças no tabuleiro, com as posições de cada uma influenciando-se mutuamente. E vários objetivos simultâneos, que podem ser conflitantes entre si. O desafio do jogo é atender a todos os objetivos sem comprometer o equilíbrio geral.
É objetivo finalístico o atendimento do bem estar da população do país, garantindo emprego, renda e serviços públicos de qualidade.
Esse objetivo precisa ser alcançado criando-se um mercado interno robusto, com estabilidade de preços e equilíbrio nas contas externas.
***
Em uma economia aberta, a produção interna disputa dois mercados - o interno e o externo - com os concorrentes internacionais.
O processo virtuoso de crescimento completa-se assim: cria-se um mercado interno robusto; que absorve uma produção interna robusta e competitiva; que gera mais emprego e mais renda, que ajuda a aumentar o mercado interno; que produz ganhos de escala permitindo alcançar outros mercados.
***
A roda começa a pegar quando a produção interna não é competitiva em relação à externa - o que ocorre agora.
Aí, o processo degenera.
Primeiro, a queda da competitividade interna provoca a perda de mercados externos. Depois, a batalha é internalizada, e as empresas nacionais passam a lutar com as estrangeiras pelo próprio mercado interno de consumo.
***
Para atender ao aumento da demanda, recorre-se cada vez mais aos importados.
Quanto mais importação, mais déficit externo e mais vulneráveis ficam as contas externas.
Quando se entra nessa dinâmica de déficits crescentes - quadro atual - há duas maneiras de resolver o pepino. A maneira usual é através do Senhor Crise.
Quando os investidores percebem que a situação está ficando insustentável, saem correndo. Há um estouro da boiada que desvaloriza o câmbio até mais do que o necessário e reequilibra a balança comercial.
***
O segundo governo FHC praticamente acabou no primeiro mês, com a desvalorização cambial - fruto da política de empurrar com a barriga o déficit externo.
Em 2008, o segundo governo Lula caminhava para desastre semelhante. Foi salvo pela grande crise internacional, que desvalorizou o câmbio e obrigou a um conjunto de ações de emergência da Fazenda.
***
Agora, já se entrou novamente nessa dinâmica. A acumulação de reservas cambiais por parte do Banco Central, que permitirá financiar os déficits por algum tempo. A cada semana o governo anuncia pacotes de subsídios, desonerações, incentivos financeiros para melhorar a competitividade da produção interna.
Todas essas ferramentas são gambiarras, e visam adiar a solução de um problema básico, que não foi enfrentado por nenhum governo desde os anos 80: o desequilíbrio do câmbio, que tornam os preços internos muito superiores aos internacionais.
***
A maneira não traumática de resolver a questão é proceder a uma desvalorização cambial controlada do real; e, depois, ter sangue frio para atravessar um período de turbulências inflacionárias até a economia se estabilizar em outro patamar.
Não será nem neste ano, nem no próximo, devido ao fator eleições.
Provavelmente será no primeiro ou segundo ano do próximo governo.


Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário