quarta-feira, 22 de maio de 2013

Indústria dá mais sinais de recuperação






Vejam mais um dado que aponta para a recuperação da indústria. O Valor Econômico de hoje diz que, nos quatro primeiros meses deste ano, a indústria abriu 153,9 mil empregos, 65% a mais que no mesmo período do ano passado.


O setor foi na direção contrário do acumulado geral, que gerou 549 mil vagas, 22% a menos que no mesmo período do ano passado.
Se, de janeiro a abril de 2013, a construção civil criou 121 mil vagas, 29% a menos que em 2012, a indústria de transformação saltou os 65%. É uma mudança e tanto.

Serviços também criaram menos vagas, e o comércio fechou postos de trabalho.

De qualquer modo, em abril, a desaceleração no mercado de trabalho já foi menor. Foram criadas 196,9 mil vagas formais, resultado 9,25% inferior ao do mesmo mês do ano passado, na série sem ajuste.

Dos 12 ramos da indústria de transformação, onze apresentaram alta do emprego em abril. Foram 40,6 mil postos gerados pelo setor.
De acordo com o Valor, os setores com aumento mais expressivo do emprego são aqueles mais diretamente ligados ao investimento. A indústria mecânica contratou 130% mais, enquanto a metalúrgica aumentou seu saldo de contratações em 65%.

Para o ministro do Trabalho, a abertura de 196 mil postos formais de emprego em abril foi um "aumento expressivo" e mostra que "o país está em recuperação e o emprego está em recuperação".


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário