quinta-feira, 9 de maio de 2013

Inflação deve cair e fechar o ano perto dos 5,5%





Ao analisar os números divulgados ontem sobre a inflação, é importante ver a tendência no preço dos alimentos. De acordo com o IPCA, que é o índice oficial, a alta geral de preços em abril foi de 0,55%, contra 0,47% em março. No acumulado do ano, está em 6,49%, no limite do teto da meta do governo.

Os alimentos ainda deram uma contribuição grande para a composição do IPCA, com alta de 0,96%. Mesmo assim, foi menor do que em março (1,14%). Essa queda tende a se acelerar. Vejamos por quê.
A queda no preço dos alimentos é mostrada com mais força pelo IGP-DI, da Fundação Getúlio Vargas, igualmente divulgado ontem.

Segundo o indicador, houve deflação de 5,43% dos preços agrícolas no atacado neste ano. Essa queda deve alcançar o varejo e vai ser refletida no IPCA nos próximos meses.

Em janeiro, no acumulado de 12 meses, os preços agrícolas tinham subido 17%. Em abril, o acumulado caiu para 9%. O IGPI-DI de ontem já mostra uma deflação de 2,7% em abril. O preço do arroz, por exemplo, caiu 4% em São Paulo, no quarto mês seguido de queda
Para este ano, temos uma safra recorde, o que vai ajudar a manter essa queda. A produção internacional também está se recuperando

Outro item importante é que os remédios, que puxaram o IPCA de abril, não vão mais subir neste ano.

Portanto, a tendência geral da inflação é de queda nos próximos meses e de fechar o ano próximo dos 5,5%. 


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário