sexta-feira, 17 de maio de 2013

Minas: silêncio para encobrir incompetência de governos do PSDB - José Dirceu


A Polícia Civil de Minas Gerais anunciou que prendeu mais um policial suspeito de envolvimento em pelo menos um dos 14 supostos crimes de extermínio ocorridos nos últimos anos em Ipatinga, cidade do Vale do Aço no Estado. O policial é o 8º preso por este caso e seu nome não foi divulgado.

Nenhuma informação mais aprofundada sobre as investigações está sendo passada pela polícia de Minas, sob o pretexto de que atrapalharia as investigações. A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado nomeou cinco promotores para tratar do caso com a determinação de que eles só se manifestem nos autos. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência acompanha o caso.

Sigilo total das investigações é coisa rara no Brasil. O país vive um festival de vazamentos nessa área, tudo é passado legal ou ilegalmente - principalmente - para a mídia pelos promotores do Ministério Público e pela polícia... Como os tucanos conseguem esse sigilo em Minas?

Sigilo para encobrir incompetência na repressão aos criminosos
Image
Anastasia
Devem estar conseguindo um sigilo forçado mesmo, conforme determinou a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado aos promotores que nomeou. Sigilo para encobrir a incompetência dos governos tucanos de Aécio Neves-Antônio Anastásia na repressão aos grupos de extermínio e aos policiais que eliminavam jornalistas que os investigava e às relações de parceria destes policiais com o crime organizado.

Afinal, na única manifestação a respeito, o governador tucano Antônio Anastasia afirmou que isso vem de longa data, que esse grupo de extermínio existe há mais de 20 anos. Quer dizer, atravessou no mínimo três governos tucanos em Minas, o dele, oito do governador Aécio Neves, quatro anos do governador Eduardo Azeredo... Sem solução, sem que fosse contido, conclui-se pela declaração do governador.

As prisões de policiais em Minas tiveram inícilo agora, após a morte de dois jornalistas, Rodrigo Neto de Faria e Walgney Carvalho, do jornal "Vale do Aço", assassinados em março e abril, respectivamente. Faria vivia ameaçado de morte porque investigava e publicava reportagens sobre crimes na região do Vale do Aço praticados por um grupo de extermínio que seria integrado por policiais.

Um total de oito policiais já foram presos - um deles é PM. Além deles, três suspeitos foram presos na semana passada durante operação para o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão. Todas as prisões estão relacionadas com casos que Faria vinha acompanhando e publicando.
(Foto: Renato Araújo/ABr)


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário