terça-feira, 25 de junho de 2013

No caso Snowden, EEUU cometem crime contra direitos humanos

Julian Assange, o fundador do WikiLeaks (aquele site que divulgou documentos secretos), informou que Edward Snowden, ex-empregado da Agencia Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, recebeu documentos com status de refugiado do governo do Equador para assegurar livre passagem quando ele deixou Hong Kong no fim de semana. Snowden viajou saiu de Hong-Kong para a Rússia.

O governo dos EEUU está desesperado para extraditá-lo porque ele vazou informações sobre a vigilância online que o governo norte-americano exerceu sobre seus cidadãos e sobre todo o mundo. A diplomacia americana acusa Snowden de pôr em risco a segurança nacional e o governo do presidente Barack Obama (Partido Democrata) se defende dizendo que a escuta feita foi legal. Se é legal, por que não informou seus cidadãos, por que a fez de forma secreta durante tantos anos?.

"Na saída de Hong Kong, o senhor Snowden foi provido pelo governo equatoriano com um documento de refugiado de passagem ", informou Assange de dentro da embaixada do Equador em Londres, onde há mais de um ano ele aguarda visto do governo britânico para seguir para o asilo em Quito.

Em visita a Hanói (Vietnã), o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, confirmou que seu governo, junto com o da Rússia, está "avaliando" um pedido de asilo de Snowden. O chanceler adiantou que os princípios de direitos humanos para o governo do presidente Rafael Correa estarão acima de qualquer outro interesse no caso.

EEUU violaram direitos e garantias individuais


Então, os Estados Unidos violam todos os direitos e garantias individuais de todos cidadãos do mundo e ainda querem processar quem os denunciou, o técnico Edward Snowden?  É um crime de lesa-direitos humanos processar e impedir que um cidadão, qualquer cidadão, receba asilo. Este é um direito internacional liquido e certo, em qualquer país.

Mas os EUA não esperavam que a China e a Russia fossem dar livre trânsito ao autor da denúncia da espionagem em nível mundial organizada por seu governo. O  governo Obama os pressiona - agora, também pressiona a Rússia - a extraditar Snowden, ou seja, a contribuir com Washington para jogar na prisão um defensor dos direitos humanos, que já saiu de Hong Kong.

O fato é que pedido de prisão feito pelos EEUU não cumpriu as exigências da legislação local (da China), e pior, o passaporte de Snowden não havia sido cancelado pelas autoridades norte-americanas. Assim, ele  viajou tranquilamente passando pela imigração e alfandega chinesas como todos os cidadãos do mundo. Pode ter feito escala em Moscou e já até ter ido para o Equador, onde pode receber asilo. Uma das versões que correm é que ninguém sabe onde está Snowden. A conferir.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário