terça-feira, 27 de agosto de 2013

Uma estranha coincidência une articulistas na Folha de S.Paulo hoje

Um artigo do senador-presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB-MG), publicado na Folha de S.Paulo com o título "Confiança", e mais dois outros artigos publicados hoje pelo mesmo jornal têm o mesmo tema, a "crise de confiança" que estaria imperando no Brasil na visão da oposição e dos analistas e economistas egressos da era do tucanato regido sob a batuta do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

"O que está acontecendo com o Brasil? Trabalhadores, empresários, donas de casa, muita gente já não esconde a preocupação com os rumos do país e anda fazendo a mesma pergunta. Onde foi parar aquela euforia, inflamada por um discurso que apregoava um patamar de desenvolvimento jamais visto na nossa história?", pergunta o senador na abertura de seu texto.

Os dois outros artigos tratam da mesma questão: "confiança". Mas um deles, o do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, de certa forma responde à pergunta de Aécio. "Micro e pequenos empresários, responsáveis por 99% dos negócios em funcionamento no país, continuam apostando no crescimento da economia e dos seus empreendimentos. Olhando para os avanços obtidos nos últimos anos e para o potencial do nosso enorme mercado, mantêm-se firmes", diz o presidente da CNI.

O outro texto é do Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, e o tema é o mesmo: a crise de confiança no governo e ceticismo quanto ao êxito das concessões público-privadas. Aliás, a esse respeito, a Folha de S.Paulo trouxe como principal manchete que estas concessões custarão ao governo R$ 70 bi. Esta manchete é pura picaretagem. A Casa Civil da Presidência da República divulgou nota contestando dados e valores, o que obrigou a Folha a fazer todo um malabarismo para tentar justificar o que ela publicou ontem.

O que quero chamar a atenção de vocês é para o tema dos três articulistas: crise de confiança. Que coincidência? Coincidência, ou o jornal pediu aos três articulistas textos na mesma linha que ele dissemina diariamente, fazendo de tudo para criar uma crise de confiança artificial contra o governo?



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário