quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Chegou a hora de reavaliar nossa relação comercial com a Argentina? - José Dirceu

A análise feita ontem pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, sobre o comércio com a Argentina levanta alguns questionamentos pertinentes sobre a relação que mantemos com os nossos vizinhos.

Em audiência pública na Câmara, Pimentel disse que a Argentina aumentou o protecionismo, prejudicando as exportações brasileiras para lá. “Estamos vivendo uma situação sazonalmente um pouco apertada com nossos irmãos argentinos. Houve um recrudescimento das medidas protecionistas ali”, afirmou.

Ele lembra que isso sempre acontece no fim de ano, quando a Argentina busca produzir um saldo comercial mais favorável. O Brasil é o principal parceiro comercial dos argentinos. Como nós temos superávit (exportamos para eles mais do que importamos), acabamos sendo os mais afetados pelo protecionismo de lá.

A Argentina vem adotando uma série de medidas para estimular a exportação e conte a inflação. Isso vai levar ao saldo positivo da balança comercial argentina neste ano. Mas, com o Brasil, continuará tendo déficit, o que estimula as medidas protecionistas. “Vamos então ao governo argentino e abrimos as negociações”, disse o ministro.

Cabe perguntar agora se já não é hora de reavaliarmos a nossa relação com a Argentina e a prioridade que damos a ela. Com três países vizinhos – Venezuela, Colômbia e Peru – crescendo a cada ano, com 100 milhões de habitantes e um PIB maior que o do México, será que não estamos com prioridades erradas?

Esses três países representam um mercado e tanto para a exportação, não só de manufaturas e alimentos, mas também de serviços, capitais e tecnologia.


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário