sábado, 28 de setembro de 2013

Guimarães ao 247: "Dilma ganhou de vez o Nordeste"

:
Líder do PT na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirma que o fato político mais importante da semana se deu no seu Ceará, com a saída dos irmãos Cid e Ciro Gomes, do PSB, de Eduardo Campos; "se havia a intenção de dividir a base governista, foi o bloco do PSB que saiu dividido", diz ele; "agora, a presidente Dilma, que já era favorita no Nordeste, passa ter toda a força na região"; Campos, por sua vez, minimiza a saída dos Gomes: "Ninguém perde o que nunca teve"
28 de Setembro de 2013

247 - Líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado José Guimarães (PT-CE), viajou a Fortaleza, na última semana, para um fim de semana repleto de articulações políticas. O fato mais importante dos últimos dias, segundo ele, ocorreu na quarta-feira, quando o governador do Ceará, Cid Gomes, anunciou que sairia do PSB, de Eduardo Campos, levando seu irmão Ciro e vários outros políticos cearenses, como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. "A presidente Dilma ganhou de vez o Nordeste", disse ele ao 247.

Na visão de Guimarães, o PSB, que pretendia dividir a base governista, foi quem saiu dividido. "Perderam um governador de um estado importantíssimo e têm hoje Pernambuco e Paraíba, onde serão enfrentados pelo PT. Com um mapa do Nordeste na cabeça, Guimarães enxerga a aliança PT-PMDB favorita em praticamente todos os estados. Em Sergipe, por exemplo, o candidato será Jackson Barreto, do PMDB, com apoio do PT. Em Alagoas, há indefinição, mas uma possibilidade é candidatura do deputado Renan Filho (PMDB-AL), também com apoio do PT. "Na Bahia, o favorito será o candidato do governador Jaques Wagner", prossegue Guimarães, mostrando pouca preocupação com a candidatura do peemedebista Geddel Vieira Lima. O Piauí, por sua vez, deve trazer de volta ao governo o senador Wellington Dias (PT-PI).

Mas e o Ceará? "Com a vinda dos Gomes para um partido da base aliada, Dilma passa a ter um palanque fortíssimo no estado e o PSB fica de mãos vazias", afirma. O candidato ainda está indefinido. Pode ser alguém do grupo dos Gomes, como o secretário Mauro Benevides Filho, ou mesmo o senador peemedebista Eunício Oliveira (PMDB-CE). Na chapa, haveria uma composição entre os Gomes (que podem ir para o PROS ou para o PDT), o PT e o PMDB. Guimarães, nesse quadro, seria candidato ao Senado Federal. "O fato é que a presidente Dilma, que já era favorita no Nordeste, ganhou de vez a região com o segundo maior eleitorado do País".

Eduardo Campos, por sua vez, minimizou a saída dos Gomes. "Ninguém perde o que nunca teve", diz ele. O presidente do PSB tenta atrair a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do PT, mas Guimarães aposta que ela não sairá do partido. "A Luizianne tem história no PT e vai permanecer", diz Guimarães, que vê o Ceará como peça chave da sucessão presidencial.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário