sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Jornalismo de segunda ou pura má fé?

Uma série de reportagens do Valor Econômico de hoje em uma página inteira se dedica a criticar tudo e todos pelo estado da BR-319, que une Porto Velho (RO) a Manaus (AM). 

Jornalismo de segunda ou pura má fé?

Diz que a estrada está abandonada pelo governo e só quem a mantém minimamente é a Embratel, por causa da fibra ótica que acompanha a estrada. Fala em “descaso histórico”, falta de posto policial, buracos e outros problemas.

O jornal entrevista moradores, que se queixam – com razão – das condições da rodovia. E a matéria põe em dúvida a informação do governo de que a estrada será repavimentada.

Somente em uma das reportagens, com o título “Nova promessa do governo é criar estrada-parque”, está a informação que explica toda essa situação de abandono e precariedade da rodovia há tanto tempo: “As intervenções na estrada não começaram porque, nos últimos 12 anos, o governo não conseguiu obter licenciamento ambiental para repavimentar um trecho de 405 km”.

Eis a razão principal das condições atuais da estrada. Mas ficou escondida, lá embaixo, no meio de uma das reportagens.

Lá também está dito que o DNIT já contratou uma empresa para fazer os estudos complementares pedidos pelo Ibama. Ou seja, nada do descaso do governo sugerido pelo jornal.



Blog do Zé Dirceu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário