sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Juiz de Fora - PT abre disputa interna com quatro chapas

Foram definidas esta semana as quatro chapas que concorrem ao diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Juiz de Fora. Elas representam algumas das principais tendências internas do partido e estão, cada uma, apoiada por lideranças do PT na cidade. Foram definidos, ainda, os três candidatos à presidência municipal do PT. Concorrem ao cargo o diretor regional da CUT, Oleg Abramov, o jornalista Giliard Tenório e a militante do movimento negro Márcia Catarina.

O processo de eleições diretas (PED) do PT será realizado no dia 10 de novembro, em nível municipal, estadual e nacional. O sistema eleitoral do partido prevê voto direto nas chapas e nos candidatos a presidente. O presidente escolhido é aquele que obtiver maioria simples. Os demais cargos de direção serão definidos pelas chapas, que terão direito a um número de vagas proporcional ao percentual de votação obtido. Em Juiz de Fora, o diretório municipal conta com 35 membros.

Das lideranças municipais, o vereador Wanderson Castelar apoia chapa da corrente "Articulação", que concentra forças na candidata Márcia Catarina. Segundo Márcia, o objetivo de sua candidatura, bem como da chapa cujos membros a apoiam, é levar a primeira mulher à presidência municipal do PT, além de ampliar o diálogo com entidades de esquerda. "Temos de dialogar com os movimentos sociais, descentralizar as atividades do partido."

A corrente "Mensagem ao partido", da deputada Margarida Salomão e do atual presidente da sigla em Juiz de Fora, Rogério de Freitas, lança o candidato Giliard Tenório, para quem o momento é de valorização das conquistas do partido. "Tivemos diversas conquistas em âmbito municipal, como o bom desempenho nos últimos pleitos à Prefeitura e a eleição da deputada Margarida. Lutamos pela renovação dos quadros do partido."

Outra tendência a marcar presença com chapa e candidato é a "Constituinte por terra, trabalho e soberania", que concentra apoio de sindicatos e diversos movimentos sociais, além do vereador Roberto Cupolillo (Betão). Oleg Abramov, que disputa a presidência pela corrente, alerta para o abandono de bandeiras históricas. " Contestamos a falta de diálogo com os movimentos sociais, que determinou a indisposição das massas com o partido, durante os protestos de junho." A quarta chapa inscrita, "Partido é para todos na luta", não indicou nome à presidência e é formada por militantes articulados pelo ex-deputado Gabriel dos Santos Rocha (Biel).

Disputas internas

As eleições diretas do PT podem influenciar no jogo de forças interno do partido, visando às eleições nacionais em 2014. Os três petistas de Juiz de Fora que exercem mandato político dividem-se entre as três chapas com candidatura à presidência, o que pode interferir na escolha de nomes para as disputas eleitorais do ano que vem. Os vereadores juiz-foranos Castelar e Betão, sobretudo, buscam consenso da militância local para tornarem-se candidatos a deputado estadual pelo partido. Acredita-se que a sigla teria condições de eleger apenas um representante da cidade para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Já Margarida busca fortalecer seu nome para permanecer na Câmara dos Deputados.


Tribuna de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário