domingo, 20 de outubro de 2013

“Amazônia não está integrada ao país”



Neil Palmer/CIAT
Amazônia

Importante o alerta dado pelo general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, chefe do Comando Militar da Amazônia, em sua entrevista publicada hoje na Folha de S. Paulo, sobre a Amazônia brasileira. Ele denuncia que a maior floresta tropical do mundo ainda “não está integrada ao país” e que desconhecemos sua realidade e potencial.

“A Amazônia, como não está integrada ao país, não há conhecimento no Sul da sua realidade, seu potencial”, aponta Villas Bôas. “Ela não é analisada, interpretada, estudada e compreendida numa visão centrada da própria Amazônia. Isso nos coloca numa posição periférica”, complementa.

O general, que tem sob seu comando 19 mil homens e tem dentre suas missões a de cuidar de 11 mil km de fronteiras aponta que “monitorar toda essa área só será possível com tecnologia incorporada” e até destaca que este sistema de monitoramento já está em desenvolvimento. 

Mas, em sua visão “não vamos ter autonomia total enquanto não tivermos nossos satélites. Por isso este projeto está no Ministério da Defesa”.

Villas Bôas também analisa a questão das demarcações das terras indígenas, a importância do rigor em relação às ONGs estrangeiras e ao Programa Mais Médicos na atuação na Amazônia, destacando que além dos profissionais se faz necessário dotar a região de estrutura e condições de trabalho para eles.

Por fim, o general avalia as mudanças nas condições de trabalho na região: “desde 2005, estamos recebendo muito material, e agora é que estamos chegando a um nível de normalidade e começamos a ter visibilidade. Não discutimos mais se vai faltar comida, combustível, não temos mais essas preocupações”.

Clique aqui e leia a íntegra da entrevista.

(Foto: Neil Palmer/CIAT - Wikipedia)



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário