domingo, 20 de outubro de 2013

Justiça derruba ações contrárias e leilão de Libra deve ocorrer 2ª feira


pré-sal
pré-sal

Uma a uma estão sendo derrubadas pela justiça as 19 ações impetradas contra a realização, 2ª feira (depois de amanhã) do leilão do campo de Libra (Bacia de Santos), o maior do país e o 1º do pré-sal a ser feito sob o regime de partilha. Até a noite de ontem, sete dessas quase duas dezenas de ações já haviam sido derrubadas.

O fato concreto, meus amigos, é que o país precisa de mais petróleo, de mais refino e mais produção de derivados. Importou só no último ano US$ 17 bi de óleo e derivados. Daí o déficit comercial, ou pequeno superávit esse ano. A Petrobras, registremos, não tem capacidade de investimento e nem de endividamento para responder as necessidades do pais.

A estatal fez um esforço extremo para desenvolver o pré-sal e toda sua cadeia produtiva nacional e desenvolvimento tecnológico. O governo Lula mudou o marco regulatório da era FHC – que sonhavam era em privatizar a empresa – e colocou a Petrobras como parte de todas as concessões. E instituiu o sistema de partilha que dará ao Estado e a Nação Brasileira a propriedade do óleo e uma participação na renda do petróleo.

Com isto vamos conseguir financiar o desenvolvimento nacional, o social e o educacional do país, e a consolidação tecnológica e industrial brasileira. Assim, e independente da legitimidade e do direito dos que à direita e à esquerda discordam do nosso modelo, o fato concreto é que o atual modelo de partilha é o máximo que podemos instituir na atual correlação de forças do país.

Do contrário, estatizar o setor ou atribuir à Petrobras a exploração sem condições de investimento é colocar em risco não apenas a autosuficiência do país mas a própria Petrobras e o crescimento do Brasil nos próximos anos.

(Arte: Petrobras)


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário