quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Na Inglaterra, Cameron ameaça a mídia com punições. Imaginem se fosse no Brasil…

O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron (Partido Conservador), estreou sua fala desse início de semana no Parlamento ameaçando a mídia britânica com punições pelos vazamentos que ela tem publicado da espionagem que os serviços de inteligência americanos fazem em todo o mundo.
 
A divulgação, inicialmente feita pelo jornal the Guardian, ocorre a partir de documentos secretos divulgados por Edward Snowden, ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), asilado desde o meio do ano em Moscou.

Cameron, um dos mais próximos e incondicionais aliados dos Estados Unidos, advertiu: “Se eles (os meios de comunicação) não demonstrarem responsabilidade social, vai ser muito difícil para o governo não agir”. O chefe do governo britânico adiantou que, por enquanto, prefere não recorrer à proibição de publicações, ou a medidas mais duras para evitar que os dados vazados sejam publicados.

O apelo ao senso de responsabilidade dos jornais

“É muito melhor apelar ao senso de responsabilidade social dos jornais”, considerou, ao explicar por que aguardará mais um tempo antes de apelar para medidas judiciais. Mas a ameaça já foi feita, está no ar e ele tem se derramado em elogios aos serviços de inteligência de seu país, dos quais se diz orgulhoso.

Definiu seus agentes como “heróis e heroínas silenciosos” e foi mais longe: eles “servem ao país sem nenhum reconhecimento público. Alguns deram suas vidas em ações. E seus nomes são desconhecidos”. Na sua fala de ontem – e ele já vinha nesta linha nos dias anteriores – o primeiro-ministro acusou aqueles que fazem os vazamentos e os que os publicam de favorecer os inimigos do Reino Unido.

Nossa mídia noticia a ameaça do primeiro-ministro Cameron e sua postura de considerar “inimigos” os que vazam e publicam informações sobre a espionagem com uma fleuma britânica. Nenhum juízo de valor, nenhum editorial contra, nada de acenar com a velha e rota bandeira para a qual os nossos jornalões costumam apelar, de que a liberdade de imprensa está ameaçada, o governo de Sua Majestade quer fazer censura à imprensa…

Imaginem se isto estivesse ocorrendo no Brasil, se partisse de um governo brasileiro avisos, alertas e ameaças desse tipo… E se fosse de um governo do PT, então, o mundo já teria vindo abaixo…



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário