sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tudo caminha numa mesma direção: cartel se formou em conluio com governos tucanos - José Dirceu

Precisa cobrar do governador Geraldo Alckmin (PSDB) que ele aponte algum resultado – um só, que seja – da “rigorosa” investigação que ele, através da Corregedoria e da Controladoria Geral do Estado diz fazer há meses sobre a questão do cartel montado por multinacionais em conluio com governos tucanos paulistas na área dos transportes públicos.

Eu cobro quase diariamente. Porque ninguém aguenta mais o governador repetindo esses chavões, esses mantras que não passam de enrolação. Nesta 5ª feira ele repetiu que a corregedoria e a controladoria do Estado têm a recomendação de investigar, “doa a quem doer”, a informação de que a Alstom contratou um lobista (investigado pelo Ministério Público) para obter êxito em licitações milionárias do Metrô paulistano e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“Pode ser funcionário, ex-funcionário, quem for. O que recomendamos é investigação rigorosa, não um vazamento seletivo”, afirmou o governador. O jornal O Estado de S.Paulo deu matéria antes, a Folha de S.Paulo dá hoje, segundo as quais o presidente da Alstom no Brasil em 2004, José Luiz Alquéres, recomendou “enfaticamente” a diretores da empresa que recorressem ao lobista Arthur Gomes Teixeira para ganhar projetos em concorrências na área de transportes no Estado.

Onde atuou e como foi a montagem do cartel, em detalhes
Um dos empreendimentos citados por Alquéres, de acordo com os jornais, foi mesmo vencido por um consórcio liderado pela Alstom, em 2005. À época, o governador era o próprio Alckmin. Mas ele saiu pela tangente ontem, dizendo que não tomou providência nenhuma porque não soube à época e que a denúncia da existência do cartel só foi feita há 14 meses (!!!).

“Infelizmente você tem setores oligopolizados, você tem pouca disputa”, lamuriou-se. Arthur Gomes Teixeira é investigado pelo Ministério Público por envolvimento num esquema de pagamento de propinas. Em 2009 ele teve os sigilos bancário e fiscal quebrados pela Justiça em ação apresentada pelo promotor Silvio Marques, do Ministério Público Estadual (MPE).

No e-mail transcrito em matérias da mídia, o presidente da Alstom, José Luiz Alquéres, diz ter um “longo histórico de cooperação com as autoridades do Estado de São Paulo” e que “apoiou pessoalmente amigos políticos no governo”. Nesta 5ª feira, o governador Alckmin admitiu que, apesar de não ter intimidade com o ex-presidente da Alstom no Brasil, “obviamente o conhecia”.

O e-mail diz ainda que Alckmin também participou das negociações que permitiram a reabertura da Mafersa (empresa de material ferroviário) como Alstom Lapa. O governador confirmou e se justificou dizendo ser “dever do Estado trabalhar para evitar o fechamento de empresas”.

Tudo numa mesma direção: cartel se formou em conluio com tucanos
Assim, além dos indícios, há nomes de pessoas, de funcionários, de gente ligada a negócios com o Estado, tudo apurado pela imprensa, pelo Ministério Público, nada por Alckmin, mas tudo levando na mesma direção: a responsabilidade e o conhecimento dos governos tucanos na formação do Cartel e a participação direta e ativa de vários de seus membros e mesmo de governadores como no caso da Mafersa.

Enquanto isso o transporte de trens e metrô metropolitanos sob responsabilidade do governo tucano não funciona. Pelo contrário, o apagão nos transportes públicos paulistanos e paulista cresce a todo vapor. Ontem uma falha no sistema do bilhete único impediu milhares de passageiros de usarem o cartão em estações do Metrô de São Paulo.

A pane começou logo na abertura do sistema metroviário, às 4h40, e agravou a superlotação da rede, levando à formação de filas enormes para entrar em algumas estações, como na de Artur Alvim, na Linha 3-Vermelha, na zona leste. Outras linhas atingidas pelo problema foram a 1-Azul e a 5-Lilás. Para agilizar o acesso dos usuários, a empresa abriu as catracas para as pessoas que não estavam conseguindo passar com o bilhete único. Só quatro horas depois, às 8:40, a situação foi totalmente normalizada normalizada no sistema.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário