quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Equipe brasileira fabrica primeira turbina da América Latina


 


Do site Maxpress

 
 
Pautas | Valle da Midia | 19/11/2013 13:39:06
 
Empresa brasileira entra no seleto clube de fabricantes de turbinas e testa com sucesso novo turbojato com compressor in
 
A equipe de técnicos e engenheiros da Polaris, iniciou nesse ano os testes de um novo motor turbojato aeronáutico (o TJ1000), de 1200 lbf de empuxo, incorporando uma inovação tecnológica, com aplicação de novos conceitos do conhecimento: um compressor axial de alto desempenho, que opera em regime transônico.
 
Esse compressor de apenas dois estágios é capaz de gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio – considerada elevada para modelos axiais.
 
“O TJ1000 é destinado a um mercado em crescimento no Brasil para turbojatos para mísseis de cruzeiro de energia , drones alvo e veículos aéreos não tripulados”.
 
Na visão dos engenheiros da Polaris muito se pode avançar, caso se concretizem interesses de investidores pela nova tecnologia.
 
Com os resultados conclusivos, pode-se estar diante de um novo paradigma na fabricação de turbinas a gás no mundo, pois seus fundamentos apresentam muitas vantagens competitivas em relação ao velho conceito:
 
a) Maior taxa de compressão por estágio, o que implica em menor peso e menor custo de fabricação;
 
b) Maior eficiência, possibilitando ao turbomotor maior potência útil;
 
c) Fabricação mais facilitada, menor custo, portanto;
 
d) Menos estágio para uma dada taxa de compressão no turbomotor, com isso, motores com 16 estágios teriam apenas 6 estágios para a mesma taxa de compressão, com maior eficiência, usando o novo conceito;
 
e) Manutenção mais simples, devido ao menor número de estágios de compressão;
 
f) Consequentemente, motores mais simples, mais leves e mais baratos devido ao novo componente.
 
Nas próprias palavras do coordenador do projeto, o engenheiro aeronáutico Alberto Pereira Filho: “No mundo tecnológico e competitivo, os resultados nem sempre são rápidos e gloriosos, mas apostar no futuro, com novas tecnologias, perseverando, deve ser uma meta, pois os objetivos quando alcançados, os lucros são extraordinários”.
 
A Polaris é uma empresa de base tecnologica que concebe, calcula e projeta turbinas a gás – uma tecnologia estratégica dominada por poucos países. A sua equipe já desenvolveu um turbojato de 1000 lbf de empuxo, com compressor axial transônico, de 4 estágios para um cliente e atualmente está concebendo um novo modelo de turbojato, a partir de uma dada especificação, solicitado por cliente internacional.
 
 
 
Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário