quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Advogado de João Paulo diz que presidente do STF “deixou de cumprir o dever”

O advogado do deputado federal João Paulo Cunha (PT-P) criticou ontem as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, dadas em Paris, sobre a prisão de seu cliente.

Barbosa se queixou dos colegas ministros Ricardo Lewandowski e Cármem Lúcia por não assinarem o mandado de prisão do deputado. O presidente do STF saiu de férias e viajou para Paris sem assinar o documento.

Para o advogado de João Paulo, Alberto Toron, Barbosa deixou de cumprir o dever dele quando determinou a prisão do deputado, mas não enviou o mandado à Polícia Federal.
“Eu ouço isso [críticas de Barbosa] com a maior estranheza. Ele deixou de cumprir o dever dele e agora põe a culpa pela não efetivação da prisão do deputado João Paulo Cunha nos colegas dele. É o fim da picada. Eu acho que não tem que dizer muito mais do que isso. E ele confortavelmente dando seu rolezinho em Paris”, afirmou o advogado ao jornal O Globo.

Toron ainda disse que apenas o presidente do STF poderia enviar o mandado de prisão: “Eu entendo que cabe só ao relator. Aliás, pouco importa o que eu entendo. Eu sou um mero advogado. O que importa é que quem tinha que decidir não decidiu. Número dois: quem eventualmente poderia decidir entendeu que a competência exclusiva era do relator e não daquele que exerce interinamente a presidência. Então nem cabe falar nada. É o entendimento dos ministros, e não o meu, que vale”.



Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário