sábado, 29 de março de 2014

Morre operário. Itaquerão pode mesmo abrir a Copa?

:
Obra tocada por Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians, e a empreiteira Odebrecht, de Marcelo Odebrecht, tem sua terceira morte em quatro meses; desta vez, a do operário Fabio Hamilton da Cruz; estádio é o símbolo maior do improviso nas obras da Copa do Mundo; palco da abertura do torneio, estádio ainda está longe de ficar pronto e poderá até ser interditado, caso o Ministério Público do Trabalho avalie que operários estão submetidos a riscos excessivos; será que Jerome Valcke, da Fifa, vai mesmo manter a abertura da Copa, que começa em 75 dias, na arena inacabada do Corinthians?
29 de Março de 2014 às 16:53


247 - Morreu, nesta tarde, o operário Fabio Hamilton da Cruz, que trabalhava nas arquibancadas provisórias do estádio do Itaquerão. Ele caiu de uma altura de 15 metros e não resistiu aos ferimentos.


Em 27 de novembro de 2013, morreram dois outros trabalhadores, quando um dos guindastes desabou, vitimando Fábio Luiz Pereira, 42, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44.


Símbolo do improviso, o Itaquerão, obra tocada pela Odebrecht, de Marcelo Odebrecht, e pelo ex-presidente do Corinthians, Andres Sanchez, tem assim sua terceira vítima em quatro meses.
Palco de abertura da Copa, o Itaquerão deveria ter ficado pronto no ano passado, mas em razão de vários atrasos, a entrega estava prevista para maio deste ano. Com este novo acidente, os prazos podem ser mais uma vez adiados, porque o Ministério Público do Trabalho pode avaliar que os operários estão sendo submetidos a situações de risco, em razão da pressa em concluir a obra.


Recentemente, Sanchez e a Fifa protagonizaram um embate em torno das estruturas temporárias do estádio, orçadas em R$ 60 milhões. O Corinthians não pretende pagar por elas, nem a Odebrecht. Jerome Valcke, dirigente da Fifa, veio ao Brasil nesta semana e o impasse ainda não foi resolvido.


Com o novo acidente, o segundo em quatro meses, a pergunta é inevitável: o Itaquerão tem mesmo condições de abrir um torneio tão importante quanto a Copa do Mundo de 2014?
Abaixo, reportagem da Agência Brasil:

Morre operário acidentado no Itaquerão

Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo
 
O Hospital Santa Marcelina confirmou que morreu às 16h de hoje o operário Fábio Hamilton da Cruz, funcionário da empresa WDS Construções, acidentado enquanto trabalhava na montagem dos pisos das arquibancadas provisórias do setor sul da Arena Corinthians, estádio onde ocorrerá a abertura da Copa do Mundo. A causa da morte, no entanto, não foi revelada pela assessoria de imprensa do hospital.

Por meio de nota, a diretoria do Sport Club Corinthians Paulista lamentou o ocorrido e corrigiu a informação que havia sido dada pelo Corpo de Bombeiros de que o funcionário tinha caído de uma altura de 15 metros. No comunicado, o clube esclarece que “o operário caiu de uma altura de 8 metros e portava todos os equipamentos obrigatórios de segurança para a atividade”.

O acidente, o segundo no local, em um período de quatro meses, ocorreu às 10h30 de hoje. Fábio chegou a receber os primeiros socorros no local e, logo em seguida, foi encaminhado de ambulância para o hospital.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário