quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dirceu, em vídeo: "problema é o regime fechado"

:
Vídeo publicado na noite desta terça (29) no site da Folha mostra o ex-ministro José Dirceu, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, queixando-se, aos deputados da Comissão de Direitos Humanos que lhe visitaram mais cedo, sobre as condições da sua prisão; "Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime fechado", diz; "A rigor, sábado e domingo, saio duas horas aqui. Durante a semana, eu saio sete horas. Na verdade, não é semi-aberto, eu não tenho a classificação para trabalhar", afirma
29 de Abril de 2014 às 22:14


247 - Um vídeo publicado na noite desta terça-feira (29) no site da Folha mostra o ex-ministro José Dirceu, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, queixando-se, aos deputados da Comissão de Direitos Humanos que foram lhe visitar, sobre as condições da sua prisão. (leia aqui).


"Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime fechado", diz. "A rigor, sábado e domingo, saio [para tomar sol] duas horas aqui. Durante a semana, eu saio sete horas. Na verdade, não é semi-aberto, eu não tenho a classificação para trabalhar", disse. Ele se queixou que em alguns casos ele só pode sair para o pátio às 17h, pouco antes de escurecer.


No vídeo, Dirceu usa o uniforme branco típico dos detentos da Papuda. Ele não aparenta estar mais magro ou mais gordo do que à época de sua prisão, e fala pausadamente, entrecortado por explicações de um funcionário da cadeia à comitiva.


O grupo está em uma cela vazia, cujos detentos estão fora. Em um dado momento, Dirceu interrompe o funcionário e diz: "Ó lá a goteira".


Dirceu também relata ao grupo que está fazendo cursos de direito do consumidor, direito da família e direito constitucional, e que deverá fazer outros, como de direito penal e civil. Ao estudar na cadeia, são descontados dias de sua pena.

Abaixo o vídeo:





Brasil 247


Nenhum comentário:

Postar um comentário