sábado, 24 de maio de 2014

BTG, de Esteves, aponta Dilma no primeiro turno

:
Depois de promover uma palestra do senador Aécio Neves (PSDB-MG), em Nova York, em que o tucano apontou a falta de confiança de investidores na economia brasileira, o banco BTG Pactual, de André Esteves, distribui um relatório a seus clientes do Brasil e de fora apontando a tendência de vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno; levantamento aponta "larga margem" de vantagem da presidente
24 de Maio de 2014 às 14:48

247 - Depois de promover, em outubro do ano passado, um evento em Nova York onde o senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que o Brasil havia se tornado um país "pouco confiável" (leia mais aqui), o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, distribuiu, nesta semana, um relatório a seus clientes prevendo a vitória da presidente Dilma Rousseff em primeiro turno. Leia, abaixo, reportagem do Entrefatos:

Do Entrefatos - Relatório distribuído pelo banco de investimentos BTG Pactual a clientes ao qual o Entrefatos teve acesso consolida todos os dados das pesquisas eleitorais já feitas para as eleições presidenciais deste ano. No documento do banco produzido pelo BTG em inglês aos seus clientes, Dilma “recuperou alguns de seus pontos” e “provavelmente seria reeleita no primeiro turno”. O documento mostra dados desde junho do ano passado, quando os protestos de rua que tomaram o país causaram abalos na avaliação da presidenta Dilma Rousseff, e mostram que apesar dessa percepção, a vantagem da petista em relação aos adversários segue em alta, e com perspectivas de vitória já na primeira rodada.

Segundo o levantamento, produzido em inglês e que compila os dados de 33 pesquisas, Dilma tem nas intenções espontâneas de voto na ultima pesquisa (Ibope, feita entre 15 e 19 de maio) um total de 22% das indicações de eleitores, próximo dos 27% que a presidenta tinha em junho de 2013 – 27%, em pesquisa realizada pelo Datafolha entre 6 e 7 daquele mês do ano passado. Os 4% que Aécio tinham à época passaram a 8% enquanto que Eduardo Campos (PSB) passou de 1% a 4%.

A intenção de voto estimulada costuma dar vantagem a quem disputa a reeleição, já que a cobertura do noticiário e outras fontes de informação acabam dando destaque maior  a ações do governo.

No quadro que reúne dados de levantamentos feitos de forma estimulada – quando o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos candidatos, tendo que indicar quem é seu preferido – Dilma teve 41% no ultimo Ibope, frente aos 50% de junho de 2013, Aécio passou de 14% a 22%, enquanto que Campos foi de 6% a 14%.

O histórico de simulações de segundo turno não é bom para Aécio Neves – se em julho do ano passado, segundo levantamento do Ibope o quadro era Dilma 38% a 26%, agora o levantamento indica 43% a 24%, “larga margem”, segundo ressalta o banco.

O banco  ainda aponta que as pesquisas sugerem que a população “tem um grande desejo de mudança”, mas ainda apoiando a presidenta Dilma.
Confira parte das pesquisas extraídas do relatório do BTG Pactual (clique nas imagens para ampliar):




Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário