sexta-feira, 23 de maio de 2014

Contra o PT, TSE concede terceira liminar a tucanos

:
Ministra Laurita Vaz tomou nesta sexta-feira 23 a terceira decisão em menos de um mês contra propagandas do PT; as três atendem a ações apresentadas pelo PSDB; na última quarta-feira, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral suspendeu o vídeo do Partido dos Trabalhadores que fazia referência aos "fantasmas do passado"; agora, ela impede que o filme seja reproduzido na inserção nacional que irá ao ar no dia 10 de junho; tucanos pedem ainda a cassação do programa partidário do PT no segundo semestre desse ano e multa ao diretório nacional do partido e à presidente Dilma Rousseff; ação ainda não foi julgada
23 de Maio de 2014 às 18:23


247 – A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral, atendeu nesta sexta-feira 23 ao terceiro pedido do PSDB, em menos de um mês, contra inserções partidárias do PT. A decisão de agora proíbe o Partido dos Trabalhadores de exibir o comercial que faz referência aos "fantasmas do passado" na inserção nacional que vai ao ar no dia 10 de junho.


Na última quarta-feira, a ministra do TSE já havia suspendido o mesmo filme, com base em outra ação do PSDB. Ela alegou, tanto na quarta como hoje, que a propaganda sinaliza "ainda que de forma dissimulada, necessidade de continuação do governo comandado pela presidente Dilma Rousseff".


No vídeo, o narrador diz que o Brasil não pode deixar que "fantasmas do passado voltem", com imagens de pessoas, hoje com empregos e acesso a estudos e saúde, se vendo no passado, em situações muito piores, como pedindo esmola. O PT informou que já recorreu da decisão de quarta-feira.


Para o PSDB, as circunstâncias em que foram veiculadas as inserções induzem à "promoção pessoal" da presidente e tem "propósitos eleitoreiros para alavancar a popularidade" de Dilma. Na mesma ação, o partido pede para que o TSE casse o direito do PT de veicular o programa partidário no segundo semestre e aplique multa máxima - que pode chegar a R$ 25 mil - ao diretório nacional do partido e à presidente. Esse pedido ainda não foi julgado.


A primeira decisão da ministra Laurita Vaz contra programas do PT foi do dia 14 de maio, suspendendo um comercial veiculado no último dia 6 em rádio e televisão. O filme trazia falas da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, com críticas indiretas à oposição.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário