segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dilma rebate Ronaldo e diz "não temos complexo de vira-latas".

domingo, 25 de maio de 2014

A presidenta Dilma Rousseff esteve no ato da União da Juventude Socialista, no sábado (24), em Brasília. Em seu discurso, rebateu as declarações desastradas do ex-jogador Ronaldo Nazário, que disse "se envergonhar" da preparação do Brasil para a Copa de 2014.

"A Copa do Mundo se aproxima, tenho certeza que nosso país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade, do que fizemos. Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre”, afirmou a presidenta.

Ronaldo fez declarações desastradas com complexo de vira-latas, querendo agradar a cartolagem de países rivais do Brasil na FIFA, os tucanos e os donos da TV Globo.

Criticou as leis e instituições democráticas brasileiras, chamando de "burocracia. Criticou o que ele chamou de "confusão" e "disse-me-disse", quando isso é natural em qualquer país democrático. Só em ditaduras não tem o "disse-me-disse". E pagou o mico de criticar "atrasos" em obras, só depois dos estádios estarem prontos. Todos os estádios e recursos necessários à realização do evento ficaram prontos com padrão superior ao de qualquer outra Copa já realizada anteriormente. A infra-estrutura das cidades sede são plenamente satisfatórias para o evento. Outras obras, como de transporte urbano, que ainda não ficaram totalmente prontas, é para o povo usar no dia a dia e não é só para torcedores e turistas. A realização da Copa apenas acelerou obras, como Aeroportos, metrôs, corredores de ônibus, etc.
Ministro dos Esportes também rebateu

As declarações provocaram também reação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que no sábado emitiu nota afirmando que o governo está fazendo sua parte ao aproveitar a Copa para enfrentar “debilidades” que marcam o desenvolvimento do país.

“Foi a Copa, com o esforço dos governos, que permitiu que muitas obras de infraestrutura, mobilidade urbana, aeroportos, fossem adiantadas. Que permitiu que milhares de empresários viessem ao Brasil para gerar negócios, tributos e empregos para o País. Que permitiu que milhares de brasileiros recebessem formação profissional”, disse. “A frase dita pelo Ronaldo, tomada de forma isolada, é um chute contra o próprio gol, já que ele foi parte do grande esforço para construir a Copa do Mundo. Esse grande evento não será motivo de constrangimento para o país que construiu a sétima economia do mundo e é o maior vencedor de todos os Mundiais. Estou seguro de que não só o Ronaldo, mas todos os brasileiros e turistas estrangeiros que vierem nos visitar terão orgulho, e não vergonha.”
Participação popular e da Juventude

Durante o evento, Dilma recordou os jovens de que encaminhou ao Congresso uma proposta de participação popular pela reforma política. O tema foi apresentado depois das manifestações de junho de 2013, mas acabou engavetado pelo Legislativo, e agora movimentos sociais tentam promover pressão para que se realize um plebiscito na primeira semana de setembro.

Ela ressaltou a importância da educação no processo de desenvolvimento do país e fez questão de mencionar vários programas do governo na área, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de citar os números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados na manhã de ontem, com o recorde de 9,5 milhões de inscritos.

Dilma recordou sua militância contra a ditadura na juventude, afirmando que o evento a fazia refletir sobre o passado. “É importante dizer que, como vocês, nós tínhamos rumo. Sabíamos o que queríamos e que país queríamos construir. Hoje, nós aqui todos temos o nosso lado, o lado do povo brasileiro, das transformações do nosso pais, do nosso Brasil. É por isso que quando eu olho novamente para vocês, vendo uma gente tão comprometida e tão cheia de vida, eu não estou mais olhando para o meu passado, mas, sim eu enxergo o futuro do meu país. Vocês são essenciais para essa construção”, afirmou.

Durante o evento, a UJS declarou apoio a Dilma Rousseff na disputa pela reeleição. A entidade, ligada ao PCdoB, avaliou terem ocorrido avanços por meio de uma série de programas voltados à juventude nos 12 anos de governo do PT. Novamente houve críticas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), adversários da petista na disputa, considerados representantes de um retorno a políticas neoliberais.

“Quanto mais nos aproximamos da campanha eleitoral, mais vai ser charmoso falar do papel da juventude do Brasil”, afirmou Dilma. “Mesmo os que nada, ou quase nada, fizeram pelos jovens do nosso país, mesmo aqueles que já nasceram velhos vão se dizer empenhados de corpo e alma na luta dos jovens por um espaço no presente e um lugar no futuro. Mas é sempre bom perguntar onde esses se encontravam todos esses anos, quando nós começamos a mudar o Brasil, trabalhando ao lado daqueles que vinham sendo abandonados há tanto tempo.” (Com informações da Rede Brasil Atual
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário