quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rejeição “marota” do Ibope para animar oposição

22 de maio de 2014 | 14:26 Autor: Fernando Brito
rejeicaoibope
Embora já se tenha dado uma “arrumada” na taxa de intenção de voto, ainda há coisas marotíssimas na pesquisa Ibope divulgada hoje.


A maior delas, alegria da oposição,  seria que seus candidatos têm uma taxa de rejeição menor que a de Dilma Rousseff.


Diz José Roberto de Toledo, analista de pesquisas do Estadão: “Não por acaso, a taxa de rejeição de Dilma também está em um terço do eleitorado. É bem mais alta do que a de Aécio (20%) e a de Eduardo (13%). A de Dilma ficou estável, enquanto a dos rivais caiu – ao mesmo tempo que eles se tornaram mais conhecidos do eleitor por força de suas propagandas na TV.”


Nada demais em Dilma ter uma taxa de rejeição significativa, até porque ela é situação e, depois da campanha raivosa que se vem fazendo contra ela (leiam o próximo post) é de esperar que seja mesmo alto este índice, numa eleição que se polariza.


Mas há algo errado. E muito errado.


Em 21 de março, segundo o Ibope – e o Estadão publicou - “as taxas de rejeição de Dilma, Aécio Neves (PSDB) e Campos se equivalem:38%, 41% e 39%, pela ordem”.


Na pesquisa de abril, ao menos que eu encontrasse, este dado não foi divulgado.


Talvez porque, naquela pesquisa, o Ibope tenha mudado a forma de perguntar sobre rejeição. (aqui maio, aqui abril e aqui março, os questionários)


Mas agora aparece dizendo que Aécio tinha 25% em abril (contra 41%,30 dias antes)  e passou para 20 %  em maio e que Campos tinha 21% em abril e passou a 13% em maio, também, apenas um terço do que tinha 60 dias atrás?


Como as taxas de rejeição caíram à metade e a um terço? Eles tiraram foto com Jesus Cristo ou salvaram uma criancinha de atropelamento? Ganharam na loteria e distribuíram o prêmio aos pobres?


Isso não existe e tanto não existe que o Datafolha apontava, menos de duas semanas  antes do Ibope, uma taxa quase igual entre Dilma e Aécio. Novamente, o próprio Estadão publicou: “No Datafolha, Dilma tem 35% de rejeição e Aécio 33%“. Campos também tinha 33%.


Uma diferença de 33% para 20% na taxa de rejeição é tão monstruosa que não há margem de erro ao quadrado que a justifique. E olha que no Ibope essa taxa era, em março, de 41%.


O Ibope parece estar tomando lições com Geraldo Alckmin, deixando uma “reserva estratégica” para seus prognósticos.


E como a Justiça Eleitoral exerce seu papel de controle sobre as pesquisas eleitorais apenas com um carinho de data para divulgação, sem sequer obrigar a publicação dos resultados, ficamos nós aqui tentando entender o que faz estes “milagres” acontecerem.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário