segunda-feira, 30 de junho de 2014

A diminuição da mortalidade infantil nos países da Copa, por Hildegard Angel

Enviado por Mara L. Baraúna
Do blog da Hildegard Angel
A Copa do Mundo já está no papo! No papo, sim, de centenas de milhares de crianças brasileiras, que tiveram suas vidas poupadas graças à redução, em 77 por cento, da mortalidade infantil pela fome no país, desde 1990.

E a grande notícia é que o Brasil está em primeiro lugar no ranking “Mortalidade Infantil – Qual é o Placar?”, que está sendo divulgado neste fim de semana no Fórum Mundial de Parceiros para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil, em Johanesburgo, na África do Sul.

A informação foi dada em primeira mão por um site de saúde da Índia, o The Health Site que repercute a declaração do coordenador de saúde da criança do Ministério da Saúde do Brasil, Paulo Vicente Bonilha de Almeida:
- Há duas razões principais para a redução da mortalidade infantil no Brasil: a ampliação do acesso aos cuidados de saúde primários e o Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do mundo.

Copa da fome infantil. Vejam aqui a imagem que nenhum jornal e saiu no site indiano: o Brasil vencendo a Copa Anti Fome Infantil, seguido por Portugal, Irã. Confira mais, o quadro está aqui, na íntegra.


Os indianos destacam o aumento das taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e a Política Nacional de Aleitamento Materno, que mais do quadruplicou a amamentação. O site informa que, hoje, para cada 1.000 nascimentos no Brasil, apenas 14 crianças morrerão antes do seu quinto aniversário – muito menos que as 62 em 1990, atribuindo o mérito ao Bolsa Família, que “fornece transferências em dinheiro para famílias pobres em troca de garantir que as crianças recebam as vacinas e frequentar a escola”.

Evidentemente que temos ainda um longo caminho a percorrer e nossa taxa de mortandade, ainda alta, só será motivo de orgulho quando chegar ao patamar ideal: zero.

Vergonhoso sobretudo é nossa mídia não estar nem aí. Não dar destaque e sequer reconhecer o mérito de uma conquista bacana dessas. Precisou de um site indiano colocar em evidência, ter a sacada da “Copa” e fazer esse desenho bacana que eu reproduzo aqui acima para vocês.

Sem desmerecer a do futebol, mas esta sim é uma Copa do Mundo que vale a pena aplaudir e, de pé, cantar por ela, emocionados, o nosso Hino Nacional à capela.


 



Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário