quarta-feira, 23 de julho de 2014

A desfaçatez do candidato Aécio nas explicações sobre o aeroporto dos Neves



23 jul 2014/1 Comment/ Blog do Zé equipedoblog /Por Equipe do Blog

É muita desfaçatez e cinismo do candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) dizer que o aeroporto da família Neves, que ele quando governador (2003-2010) construiu na fazenda do tio-avô Múcio Tolentino, em Cláudio (MG), foi construído em área pública – a área se tornou pública porque ele, governador Aécio Neves a desapropriou.

A cada dia que passa, mais escandalosa fica a história desse aeroporto e menos decolam as explicação do candidato presidencial dos tucanos – até porque a cada dia ele tem uma explicação diferente, uma mais confusa que a outra. Hoje, o que se evidencia e se torna mais clamoroso no caso, é que o aeroporto da família Neves foi construído numa área que fica a 36 km apenas do aeroporto de Divinópolis e a 120 km do aeroporto internacional de Confins, na área metropolitana de Belo Horizonte.

Com dois aeroportos tão próximos, mesmo assim ele construiu um com dinheiro público para a família, numa área que desapropriou. E de um parente seu. E a fazenda onde fica o aeroporto é de sua família e ele descansa lá…

Acusação a ANAC é gratuita. O que queriam que a agência fizesse?

Pior é a tentativa, agora, dele, de seu comitê e da coordenação de sua campanha, de acusar o governo federal de usar a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil na campanha eleitoral, quando há uma legislação que obriga os órgãos públicos a exercerem fiscalização com transparência das áreas e atividades afins para os quais foram criados. O que eles queriam que a ANAC fizesse?

Mais grave ainda é a informação, surgida agora, de que já houve um pedido de investigação feito pelo Ministério Público de Minas (MP-MG), a pedido da Ouvidoria do Estado para que a construção do aeroporto para a família Neves fosse investigada. Mas como tudo que acontece em Minas e envolve denúncias contra Aécio Neves, ficou nos arquivos dos computadores dos jornais e emissoras de rádio e TV do Estado.

Ficou tudo acobertado pelo silêncio cúmplice que a imprensa nacional dedica a ele e ao tucanato quando se trata de denúncias de corrupção e mesmo do comportamento de Aécio como cidadão e político. Como nos casos que envolvem seu comportamento pessoal e sua vida social, como acidentes e contravenções no trânsito. Só que este critério do silêncio jamais é adotado em relação a outros políticos e homens públicos que têm sua vida privada e familiar devassada pela mídia todos os dias no país.

Silêncio cúmplice da mídia protege comportamento pessoal e vida social de Aécio

O aeroporto dos Neves foi construído com dinheiro público (R$ 14 milhões), e com os dois outros grandes próximos, o de Divinópolis e Confins, sem nenhuma necessidade. Não há como alegar que o aeroporto da fazenda da família era prioridade. Ainda por cima, descobre-se esta semana, a empresa que o construiu é doadora das campanhas de Aécio e do tucanato mineiro, do PSDB!

O caso é simbólico e demonstra como a família Neves aparelha o Estado de Minas, numa utilização do dinheiro público do Estado que vem de longe. O atual aeroporto, inicialmente com pista de terra de 1 km foi construído em 1983, no governo Tancredo Neves (avô de Aécio) quando era prefeito de Cláudio um dos membros da família Tolentino, Múcio Tolentino, o tio-avô dono da fazenda agora beneficiada com a aeroporto e com a desapropriação.

Mas, a despeito disso tudo, e numa operação eleitoral e de marketing Aécio arrumou dois pareceres de dois ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ayres Brito e Carlos Veloso, dizendo que tudo foi feito dentro da legalidade. Isso dá bem uma ideia a que ponto chegou a Suprema Corte. Na verdade, é de uma total falta de pudor. Uma vergonha!
 
 
Blog do Zé Dirceu

Um comentário:

  1. Hoje na Isto É o Boechat escreveuque uma pesquisa do PSDB mostra que o aeroporto não efetou Aécio. Também com essa mídi que esconde a verdade e ainda defende fica fácil. O Panuzio da Band deveria fazer uma reportagem investigativa, quais as razões para não fazer?

    ResponderExcluir