terça-feira, 22 de julho de 2014

Em Gaza, 121 crianças já foram mortas, alerta Unicef

ter, 22/07/2014 - 12:09



Jornal GGN – Desde o início da ofensiva militar de Israel contra o território palestino de Gaza, 121 crianças palestinas morreram, e 80 delas com menos de 12 anos. A informação foi dada pela Unicef, o organismo das Nações Unidas para a proteção da infância. Ainda segundo a entidade, foram 84 meninos e 37 meninas, com idades entre cinco meses e 17 anos. Ao menos outras 904 crianças ficaram feridas, informou ainda a Unicef.

Com as últimas mortes ocorridas em Gaza, já são 593 pessoas vitimadas pela ofensiva israelense, em 15 dias. Neste mesmo período, 27 soldados israelenses morreram, além de dois civis, que foram atingidos por foguetes lançados da Faixa de Gaza.

A ONU, através de seu Escritório para Assuntos Humanitários, descreve como “devastadora” a situação da população de Gaza. “Literalmente, não há um espaço que seja seguro para os civis”, disse o porta-voz Jens Laerke. Segundo avaliação do organismo, 107 mil crianças precisam de tratamento especializado pelo trauma que sofreram ao vivenciar os ataques sofridos, em que famílias e casas foram destruídas. Até agora, equipes de emergência conseguiram ajudar menos de 900 crianças.

Apelo e ajuda

A UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina), lançou apelo emergencial de 60 milhões de dólares para conseguir atender às necessidades humanitárias urgentes da população de Gaza. Segundo informações da Agência, na segunda-feira, dia 21, o número de pessoas deslocadas em busca de segurança em suas instalações já ultrapassava 84 mil, e poderia chegar em 100 mil em breve.

Frente às crescentes necessidades dos civis afetados pelo conflito, as agências mobilizaram suprimentos da Cidade Humanitária Internacional (CHI), maior centro de logística para ajuda humanitária do mundo, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e, partindo deste local foi realizada uma operação aérea para dar apoio às famílias deslocadas de Gaza. Um & decolou transportando 115 toneladas de suprimentos, 45 mil colchões, 10 mil cobertores e 220 kits de higiene. O avião pouso em Amã, na segunda-feira, dia 21.

“Estamos muito gratos pela reação imediata e resposta generosa que recebemos de Dubai e todos os membros da CHI a partir do nosso pedido de ajuda. O transporte aéreo de Dubai é um dos melhores exemplos de como agentes humanitários podem ser eficazes quando se trabalha em conjunto”, disse o comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl.

Nos próximos dias, mais aviões de carga estão programados para chegar em Amã. A partir desse ponto, a UNRWA transportará de caminhão os suprimentos para distribuição em Gaza. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) continua fornecendo rações diárias, em conjunto com a UNRWA, sendo que mais de 50 mil pessoas receberam assistência emergencial nas últimas 24 horas.

Com informações da ONU


Jornal GGN   -   Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário