quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Depois da economia, vem o desafio na política

27/11/2014

por Tereza Cruvinel

A mesma disposição para mudar terá que ser adotada na gestão da coalizão


Dilma: agora o desafio político

Apesar da contida frustração do PT e das críticas à esquerda, os primeiros movimentos de Dilma Rousseff na economia traduzem acerto. As reações externas falam por si. Como andou dizendo o ex-presidente Lula aos insatisfeitos do PT, ela teve a coragem de fazer o que era preciso para resgatar a credibilidade da gestão fiscal com a escolha de Joaquim Levy para a Fazenda, tendo Barbosa no contraponto desenvolvimentista e Tombini, agora fortalecido pela confirmação, no controle da inflação. Para dar certo, a fórmula dependerá muito dela, da perfeita sintonia entre a autoridade de responsável final pela política econômica e autonomia necessária aos executores. Da habilidade para impedir que a tesoura de Levy venha a podar as políticas sociais, que são o maior legado da era petista. Isso feito, o desafio de Dilma agora é demonstrar que está disposta a mudar e acertar também na gestão política, e os sinais até agora não apareceram.

Não foi a oposição que derrotou o governo na quarta-feira, impedindo a votação da mudança no método de cálculo do superávit para garantir seu cumprimento nominal. Mendonça Filho, líder do DEM, fez o barulho. Os aliados, silenciosamente, frustraram o quórum. Nem foi o “malvado” Eduardo Cunha que retirou sua tropa do plenário. Aconteceu porque a coalizão, neste momento, navega do no escuro, apesar dos esforços do ministro Berzoini para manter a coesão, ouvir os ressentidos e acalmar os angustiados.

Acertar na política exigirá também coragem e habilidade. Lidar com o velho abrindo caminho para o novo. O velho, no caso, é a busca da governabilidade através de uma coalizão partidária ampla e o mais leal possível, descontada a infidelidade atávica de nosso elástico sistema de partidos, assegurando neste relacionamento estabilidade, ética e previsibilidade política. O novo terá que ser construído, enfrentando para valer a reforma política que pode levar a novos padrões de governabilidade.

Na travessia para o segundo mandato, não há nada de diferente a ser feito senão governar com os que estão com ela. Isso exige compreender que em todos as democracias do mundo que funcionam com coalizões (exceção apenas dos regimes bipartidários, como o dos Estados e poucos outros) os aliados participam do governo. Mas, para além de ministérios e cargos, na devida proporção das forças de cada um, Dilma terá que praticar o prometido diálogo com sua base parlamentar. Isso não significa ceder a todas as demandas, especialmente as fisiológicas. A queixa mais frequente da coalizão é dos “pratos feitos” que o Planalto despeja no Congresso sem a menor conversa prévia. Uma vez tramitando, o Planalto cobra a aprovação e quando tem que vetar alguma inovação do Congresso, o que é uma prerrogativa legítima da presidente, isso é feito sem que se dê a menor satisfação ao outro poder. Coisas assim azedaram a coalizão montada por Lula para ela em 2010.

Neste momento, o fator ministério pesa, é claro. Dilma está tratando o PT com enorme desdém. Talvez esteja se lembrando dos que pediram o “volta Lula”. Talvez pense que não precisa mais do partido. Afinal, agora vai apenas escrever sua biografia como presidente, buscando chegar ao final do segundo mandato com os melhores resultados possíveis. Engano. O PT é o centro equilibrador da coalizão, e o PMDB, seu parceiro fundamental, goste-se ou não dele. Dilma já fez o PT engolir a equipe econômica sem consultas ao partido e não voltou a conversar com o partido sobre o ministério. Fez um acerto com Michel Temer sobre nomes do PMDB, mas até agora, não conversou com os interessados. Seriam eles Kátia Abreu, que ela convidou por conta própria, Moreira Franco, que ficará na SAC, e mais Henrique Alves, Eunício Oliveira, Eduardo Braga e Eliseu Padilha. Algum destes pode sobrar. Por isso o partido continua angustiado.

Mas no final, Dilma acabará contemplando todos os partidos, inclusive PROS, PP e PSD, ainda que levando mais em conta suas próprias preferências. A mudança necessária será no cotidiano, na gestão permanente na agenda legislativa. Este é o desafio.

Quanto à reforma política, na campanha a candidata Dilma falou à exaustão na consulta popular para sua realização, seja plebiscito ou referendo, com preferência pelo primeiro. O Congresso prefere o referendo, temendo que se trame uma revisão constitucional por maioria simples. Mas, depois da eleição, não ouvimos mais Dilma falar em reforma política. Este é um compromisso importante que ela fez na campanha. Se faltar a ele, como seus antecessores, será cobrada pela sociedade em algum momento.

A reforma não será uma ré escritura do sistema política mas pelo menos a correção de seus grandes defeitos: o fim das coligações nos pleitos proporcionais, alguma cláusula de desempenho para garantir a representatividade dos partidos e, por último mas bem mais importante, o fim do financiamento privado das campanhas eleitorais. Até porque se Executivo e Legislativo não enfrentarem esta chaga, que neste momento é origem do grande escândalo da Petrobrás, o Supremo o fará.

E, por fim, um terceiro desafio de Dilma será mudar sua relação com a sociedade. E a sociedade não se limita ao mercado e aos agentes econômicos. Os movimentos sociais, que foram à luta pela vitória na reta final do segundo turno, voltaram a sentir-se ignorados. Por isso o ministro Gilberto Carvalho deu aquela entrevista. Alguém precisava fazer um aceno aos movimentos sociais.




Tereza Cruvinel atua no jornalismo político desde 1980, com passagem por diferentes veículos. Entre 1986 e 2007, assinou a coluna “Panorama Político”, no Jornal O Globo, e foi comentarista da Globonews. Implantou a Empresa Brasil de Comunicação - EBC - e seu principal canal público, a TV Brasil, presidindo-a no período de 2007 a 2011. Encerrou o mandato e retornou ao colunismo político no Correio Braziliense (2012-2014). Atualmente, é comentarista da RedeTV e agora colunista associada ao Brasil 247. 
 
 
 
Blog da Tereza Cruvinel no Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário