quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Herança maldita em Minas: a caixa d'água secou





Conhecido como "a caixa d'água do Brasil", o estado de Minas Gerais pode enfrentar um cenário de escassez de água não tão drástico quanto o de São Paulo, mas também gravíssimo; sistema que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Paraobepa, está secando e o diagnóstico será apresentado nesta quinta-feira por Sinara Meirelles, a nova presidente da Copasa, empresa de abastecimento mineira; situação mais crítica é a do reservatório Serra Azul, que opera com 5% da capacidade; no início da gestão, governo de Fernando Pimentel lançará plano de combate ao desperdício e redução de consumo, mas especialistas apontam que as medidas já deveriam ter sido tomadas pelo antecessor Antonio Anastasia; calendário eleitoral, que teve Aécio Neves como candidato a presidente, adiou medidas importantes de conscientização e economia dos recursos hídricos

22 de Janeiro de 2015 às 06:32





Minas 247 - Os paulistas, que se veem às vésperas de um eventual racionamento de água, como admite, nesta quinta-feira, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman (leia mais aqui), podem ter um consolo: a crise hídrica também deve atingir os vizinhos mineiros.

A situação dramática do abastecimento de água em Minas Gerais será apresentada nesta quinta-feira por Sinara Meirelles, que toma posse como presidente da Copasa, a empresa de abastecimento mineira. Com dados que irão surpreender muitos brasileiros, uma vez que a Copasa não vinha divulgando os níveis dos seus reservatórios, ela irá mostrar que a "caixa d'água do Brasil" (era esse o apelido de Minas) também está secando.

A situação mais crítica é a do sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, formado pelos reservatórios de Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul. Este último, por exemplo, opera com apenas 5% da sua capacidade.

Redução do consumo e calendário eleitoral

Nesse contexto de crise hídrica, a Copasa deverá lançar um extenso pacote com estímulos à redução do consumo e também uma frente de investimentos para combater os vazamentos e o desperdício.

No entanto, o governo de Fernando Pimentel também deve alertar a sociedade mineira para uma crise que não é sua, mas sim herdada das gestões anteriores – nos últimos doze anos, o estado foi governado pelos senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia.

Segundo especialistas, o pacote para cortar o consumo e alertar a sociedade já deveria ter sido adotado no ano passado, mas acabou adiado em razão do calendário eleitoral, uma vez que Minas foi a principal vitrine do candidato tucano Aécio na sucessão presidencial.

No ano passado, a Copasa, que não divulga os níveis de seus reservatórios, informava operar sempre acima de 50% da capacidade em seus reservatórios. No entanto, o diagnóstico de Sinara irá apontar que, pelo menos desde setembro do ano passado, o nível da água já era inferior a isso em praticamente todos eles.

Na nova gestão da Copasa, o nível da água nos reservatórios será também divulgado diariamente, como faz a Sabesp. Algumas cidades de Minas, como a histórica Ouro Preto, já passam por um racionamento. Outras pretendem sair da esfera da Copasa, para criar suas próprias concessões de água.




Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário